Eis que estreia o segundo novo formato de texto proposto por mim aqui no Chimichangas. Nessa nova proposta, chamada 3 em 1, me dispus a assistir o primeiro episódio de três animes diferentes e trazer aqui a minha opinião sobre essas animações. Vale lembrar que esse é mais um daqueles textos informais, baseados em meu ponto de vista pessoal e, por isso, não deve ser tomado como a verdade suprema. Gosto sempre de incentivar o leitor a assistir também e tirar as próprias conclusões. Dito isso, bora lá:

Hataraku Maou Sama

Alguns personagens do anime Hataraku Maou Sama

Hataraku Maou Sama é um anime produzido pelo estúdio White Fox (Mesmo de Steins;Gate e Akame Ga Kill!), que foi exibido no período entre abril e junho de 2013. Infelizmente, esse anime não está disponível na Crunchyroll nem no Prime Video.

No mundo mágico de Ente Isla, não há ninguém que não tema o Rei Demônio Satã, o soberano do submundo, onde as criaturas das trevas vivem. O Rei Demônio Satã estava a um passo de conseguir conquistar Ente Isla completamente. Mas, um guerreiro misterioso surge para impedir os planos do rei do submundo. 

Aos poucos, O Rei Demônio Satã perde força em seus territórios e acaba encurralado em seu castelo. Satã decide recuar temporariamente, jurando que retornaria para conquistar definitivamente Ente Isla e governar todos os que lá vivem.

O rei demônio satã em Hataraku Maou Sama

Por algum motivo, Satã e um de seus principais generais, Alsiel, vão parar em um lugar que ambos não conhecem. Os dois se encontram na Terra, mais precisamente em Tóquio, Japão. Falando um idioma diferente, Satã e Alsiel precisam se adaptar ao novo lugar, visto que ambos estão com suas habilidades mágicas severamente restringidas pelo fato de que não existe magia na Terra. 

Então, literalmente, Alsiel e Satã precisam criar novas identidades, arranjar um lugar para morar e também meios para custear todas essas coisas. Satã, que adotou o nome terráqueo Maou, é pego de surpresa ao perceber que seu corpo humano precisa de comida e pela falta dela ele vai parar no hospital. E, quem diria, o próprio Satã se vê na situação de desespero ao ver que o valor gasto no hospital era tão caro quanto um mês de aluguel. Não tá fácil pra ninguém mesmo.

Protagonista Maou em seu trabalho

Maou (Satã) consegue um trabalho em uma rede de fast food de nome MgRonald, enquanto Alsiel fica encarregado de ler e aprender tudo sobre a Terra para tentar descobrir como ambos podem recuperar seus poderes mágicos. A questão é que, pasmem, Satã acabou levando bem a sério a sua função no trabalho. É bem curioso ver o Rei Demônio Satã sendo funcionário modelo, atendendo os clientes com empatia e prestatividade. 

Ao fim do primeiro episódio, Maou revê uma garota com quem havia interagido anteriormente, a caminho do trabalho. A abordagem da garota dessa vez é incisiva e direta. Ela reconhece a verdadeira identidade de Maou, que por sua vez enxerga pela primeira vez quem realmente era aquela menina. Trata-se de Emília, A Heroína.

É um primeiro episódio com bastante informação logo no começo. O que faz sentido, uma vez que o anime precisa fazer uma contextualização para então introduzir o enredo principal da história. O anime seguiu para um rumo que eu não esperava, de uma maneira bastante positiva. A dose de humor é interessante, sabendo-se que ela é meio inerente e totalmente cabível na situação que foi proposta pela história.

Emília e Maou se encontram

No começo pensei que seria mais uma história com seres mágicos que soltam magia e que querem lutar e conquistar o universo e que têm cara de jovens estudantes. Embora eles tenham de fato cara de colegiais, houve uma explicação mediante o fato de que suas aparências foram alteradas no momento em que chegaram na Terra. E, pra mim, o principal, o foco seguiu para um caminho completamente diferente do que eu esperava, concentrando-se na necessidade de adaptação dos dois demônios no planeta Terra.

Fiquei curiosa e tentada a assistir outros episódios para ver como a história vai se desenrolar. Hataraku Maou Sama está certamente adicionado à minha listinha de animes para continuar assistindo.

Etotama

Personagens de Etotama

Etotama foi produzido pelos estúdios Shirogumi (Revisions) e Encourage Films (Hitorijime My Hero) e foi ao ar no período entre Abril e Junho de 2015. Etotama está disponível na Crunchyroll.

É difícil encontrar sentido em um anime que pouco se esforça para tal. Basicamente, desde os tempos antigos existe uma tradição no Japão relacionada aos 12 signos do Zodíaco. Existem garotas chamadas eto-musumes (Garotas Zodíaco) que representam cada um desses animais do zodíaco. 

Uma dessas garotas zodíaco, chamada Nya-tan, não conseguiu fazer parte do zodíaco. Por ainda desejar fortemente fazer parte desse grupo, essa menina-gato continua se esforçando para um dia conseguir finalmente integrar o zodíaco.

Por um outro lado, existe um rapaz chamado Takeru Amato. Takeru é constantemente abordado por essas garotas mágicas, que toda vez pedem para que ele liste o zodíaco chinês em ordem. Para a infelicidade de algumas das eto-musumes, Takeru nunca consegue elencar todos os animais. Pra que elas querem isso, eu não sei, e o anime também não se esforça para explicar nesse primeiro episódio.

Takeru tentando adivinhar os signos

Takeru se muda para uma casa que tinha uma observação em sua descrição, a respeito de uma característica incomum em um dos cômodos. No meio da sala de Takeru havia um buraco que levava para um universo mágico atrelado às eto-musumes. E de lá de dentro sai Nya-tan, que já chega lambendo a cara do rapaz e perguntando se aquilo o excitava. 

Nya-tan tem aparência de uma garota menor de idade e se expõe a situações extremamente provocativas e de conotação sexual, insinuando-se constantemente para Takeru. Isso por si só é extremamente revoltante e traz à tona o problema que vira e mexe se torna uma pauta a ser discutida entre os admiradores dos animes: pedofilia.

A objetificação não se restringe à Nya-tan, tendo em vista que todas as eto-musumes usam trajes totalmente provocativos, desnecessários e que foram claramente desenvolvidos para alimentar a imaginação do telespectador. O caso de Nya-tan me revoltou bem mais porque ela CLARAMENTE tem traços de uma garota menor de idade, que tampouco chegou à maturidade sexual ainda, e age e se comporta de forma provocativa e obscena com Takeru.

Nya-tan e Takeru

Em um determinado momento do anime o próprio Takeru pergunta para Nya-tan se ela tem idade para se comportar daquele jeito, momento em que ela responde que, por ser uma espécie de ser mágico e antigo, a idade dela é irrelevante. Até seria irrelevante mesmo, se ela não se portasse da forma como faz e não tivesse o biotipo de uma criança.

O anime me irritou logo de cara, me deixou inconformada com a objetificação e as insinuações fantasiosas feitas descaradamente e sem qualquer critério (se é que existe algum critério para esse tipo de coisa). Somado a isso, o primeiro episódio é uma verdadeira bagunça, sem qualquer nexo ou explicação coerente do porquê as coisas estão acontecendo.

Outras eto-musumes olhando para Takeru

O anime parece apenas um monte de cenas aleatórias inseridas de qualquer forma para tentar arrumar algum pretexto para encher a história de conteúdos sexuais, fetichistas e doentios (no caso da Nya-tan).

Etotama é um anime desnecessário e uma verdadeira perda de tempo. Recomendo usá-lo apenas como exemplo do que não fazer em uma animação japonesa.

Hinamatsuri

Personagens do anime Hinamatsuri

Hinamatsuri foi produzido pelo estúdio Feel (Tsuki ga Kirei) e foi transmitido entre Abril e Junho de 2018. Esse é mais um anime que também está disponível na Crunchyroll, para a nossa alegria.

O anime começa em meio à uma luta intensa, mas pouco depois volta 3 anos atrás para um momento bem mais tranquilo. Em um apartamento grande e bem chique, Yoshifumi Nitta fala sobre negócios ao telefone e ao desligar prepara-se para relaxar e beber um bom vinho. Quando, de repente, um objeto grande e metálico cai em sua cabeça e rola para o chão. Como se isso já não fosse estranho o bastante, dentro desse objeto metálico tem uma garota.

Nitta age como qualquer ser humano de bem faria: dá as costas para o objeto e finge que nada aconteceu. Infelizmente para Nitta, no dia seguinte o trambolho metálico continuava no chão de sua sala. É quando a garota dentro do objeto pede para que o rapaz aperte um botão para libertá-la. 

Nitta e Hina se encontram pela primeira vez

Essa garota se chama Hina e ela tem habilidades telecinéticas poderosíssimas. Inclusive, Hina faz uso desses poderes para persuadir Nitta a deixá-la morar com ele. Hina diz que não pode falar muita coisa a seu respeito, sobre de onde veio e por que tem esses poderes. E Nitta parece aceitar isso, pelo menos nesse primeiro episódio.

Com o tempo, os dois personagens dão início a um vínculo de companheirismo e coleguismo bem divertido. Hina sempre esteve acostumada a ser usada devido aos seus poderes, estando habituada a receber ordens dos outros. Para Nitta isso é uma mão na roda, tendo em vista que ele é um yakuza e precisa realizar muitos trabalhos sujos vez ou outra. Porém, não é assim que Nitta Hina e assim que ela percebe que não está sendo usada torna-se ainda mais conectada ao jovem yakuza.

O anime pareceu confuso a princípio e ainda permanece com muitas pontas soltas, como os motivos por trás dos poderes de Hina, de onde ela veio, quem eram as pessoas lutando no começo do episódio etc. Mas, em seu desenrolar, a história tornou-se divertida e intrigante, ao ponto de despertar em mim o interesse de continuar acompanhando os acontecimentos e querer saber o que mais vai acontecer.

Personagens Nitta e Hina andando de carro

O primeiro episódio de Hinamatsuri foi uma experiência leve, a mais agradável dos três animes que assisti para escrever esse texto. O anime tem alguns problemas? Tem. Hina aparece nua em frente à Nitta logo que deixa a cápsula metálica e, sinceramente, foi uma cena que durou tempo demais e que poderia ter sido ilustrada de outra forma, em minha opinião (vale ressaltar que Hina tem a aparência de uma garota menor de idade). Apesar de um tropeço ou outro, darei continuidade e irei assistir outros episódios. Recomendo para quem estiver procurando um novo anime.

E assim encerro o primeiro 3 em 1 deste site, onde assisti ao primeiro episódio de três animes diferentes. Foi uma verdadeira montanha-russa, que começou positiva com Hataraku Maou Sama, decaiu rapidamente com Etotama e tornou melhorar com Hanamatsuri

É bem curioso fazer esse tipo de coisa e passar por sensações tão diferentes em pequenos espaços de tempo. Faça isso você também. Compartilhe as suas opiniões também a respeito desses três animes. Sinta-se à vontade para recomendar outros a serem assistidos por mim futuramente também. Nos vemos na próxima aventura!

___________________________________________________________________________________________

Leia outros textos meus aqui!

Topo
%d blogueiros gostam disto: