Seja de lições que levaremos para nossas vidas, sempre estamos aprendendo alguma coisa com animes. Cada vez mais está surgindo temas específicos que nos divertem e que também nos ensinam coisas diferentes.

Às vezes os animes focam em trabalhos e as rotinas dos personagens que de certa forma vamos aprendendo aos poucos sobre como funciona o tal trabalho que eles fazem. Ou tem até aqueles animes já tem a proposta certa de nos contar algo mais específico

O que eu quero dizer é que, animes sempre estão nos ensinando coisas novas, temas diferentes e que sempre nos impressionam. Seja mostrando de uma forma mais na linha do drama ou na comédia. 

Por isso, decidimos fazer uma lista de alguns animes que abordam temas específicos, seja mostrando a rotina de trabalho dos personagens ou algo mais exato e que acabam nos ensinando o tema de certa forma.

1. Shirobako: Produção de um anime

Já falei de Shirobako no texto Shirobako: Como funciona a produção de um anime? e nele, mostrei passo a passo de como é feito uma obra de animação japonesa. Então, Shirobako te mostra como funciona a indústria de animes.

Basicamente, o anime conta a história de 5 melhores amigas onde cada uma tem o sonho de fazer alguma função no meio da animação japonesa. Desta forma, acompanhamos mais a personagem principal, Aoi Miyamori, que é assistente de produção, um dos cargos mais importantes.

Aprendemos também os processos de animação, a parte da dublagem de um anime, as partes gráficas em 3D que vão ser feitas e também um pouco do processo de escrita de roteiro para o desenvolvimento do anime.

É um anime bem interessante para aqueles que têm curiosidade de aprender de como funciona um estúdio de animação. Além disso, é um anime bem divertido de acompanhar e às vezes até se emocionar. 

Shirobako pode ser encontrado para assistir na plataforma da Crunchyroll, com 24 episódios. 

2. Bakuman: Criação de um mangá

Se em Shirobako você aprende como funciona a produção de um anime, já em Bakuman é como funciona a criação de um mangá. Bakuman conta a história de dois garotos do 9º ano que querem se tornar mangakás, ou seja, escritores de mangás.

Os personagens, Mashiro Moritaka, é o desenhista, e Takagi Akito, o roteirista. Os primeiros episódios vão alternando em situações de drama adolescente e também informações sobre a história do mangá e aspectos técnicos da criação da história que eles estão desenvolvendo.

O interessante é que durante a produção do mangá, os personagens sempre estão citando algumas séries de sucesso da revista Shounen Jump, onde também foi a revista que foi publicado o mangá de Bakuman. 

Na primeira temporada do anime, é explicado como funciona a produção de um mangá. Já a segunda temporada é mostrado os personagens tentando fazer sua obra ser publicada em alguma revista.

Bakuman também vai para o lado de comédia com também um pouco de romance. Mesmo com a produção do mangá, você gosta bastante dos personagens e é um enredo que também te prende do começo ao fim.

3. Hataraku Saibou: Biologia

Anime Hataraku Saibou, ou o título em inglês, Cells at Work! é um anime que mostra células antropomorfizadas (que apresentam ou se assemelham ao ser humano) de um corpo humano.

Ou seja, o espectador acompanha a rotina das células de um corpo humano fazendo seu trabalho. Os protagonistas são um glóbulo vermelho e um neutrófilo, ou glóbulo branco. O glóbulo vermelho é responsável de levar oxigênio para os tecidos do organismo, e o glóbulo branco tem a função de eliminar os vírus do organismo.

Além do trabalho das células, às vezes elas enfrentam problemas como ataques de vírus ou até doenças. Então, você acaba entendendo como cada célula se comporta quando acontece alguma coisa do tipo.

Cada célula também tem seu design diferente de acordo da função dela no corpo humano e suas características, assim, o espectador consegue diferenciar as células mais facilmente. 

O anime é episódico, então, a cada episódio novo você está aprendendo alguma coisa diferente com o anime. É uma obra que o espectador aprende sobre as células do corpo humano de uma forma mais divertida, pois também é um anime com bastante comédia.

O anime Hataraku Saibou está tanto na plataforma da Crunchyroll e também na Netflix, com 13 episódios. 

4. Spice & Wolf: Economia

Seu título em japonês, Ookami to Koushinryou, ou Spice & Wolf passa-se em um mundo alternativo da Europa na época medieval e segue a história de Kraft Lawrence, que é um mercador viajante que vai de aldeia em aldeia para vender seus produtos.

Lawrence tem o sonho de um dia conseguir juntar dinheiro para conseguir comprar sua própria loja, só que os planos dele mudam quando conhece uma garota com orelhas de lobo e uma cauda em sua carroça.

Desta forma, o espectador, ao embarcar nesse anime, aprende basicamente um pouco de economia. Acompanhamos os personagens trocando os produtos, um pouco sobre demanda, mercado de ações. Os personagens até tentam fazer transações um pouco como espertas. 

Spice & Wolf mostra também a variação do valor de moedas e na segunda parte do anime, um pouco sobre tráfico de ouro. 

Mesmo sendo um tema um pouco díficil, a obra possui diálogos simples para compreensão. Entretanto, este anime é mais uma obra que tem o diálogo como elemento principal. A obra possui diálogos bem interessantes, tanto nas partes sobre a economia ou algo mais para o desenvolvimento dos dois personagens. 

5. Magi: Política

Podemos citar vários animes que retratam o tema política de uma forma muito bem detalhada, mas Magi é um dos animes que sempre indico para aqueles que gostam deste tema. 

Já fiz uma análise sobre o mangá no texto Magi The Labyrinth of Magic: A política abordada no mangá, onde falo mais especificamente em como o tema política, e também economia, são retratados na obra da mangaká Shinobu Ohtaka.

Magi se passa em um mundo alternativo do Velho Mundo. A trama nos apresenta vários personagens, nações e histórias. Além disto tudo, se tem a magia do mundo. Como o fluxo de Rukh, as Dungeons, que são castelos mágicos que possuem tesouros e armadilhas, e os Magi. Magi são Magos da Criação que seu papel crucial é escolher um candidato a rei.

Portanto, aos poucos nos é mostrado os reinos de Magi e as formas que cada um trabalha com sua política. Durante a história também nos é mostrado os ideais de cada personagem em relação à política e a economia.

Em Sinbad no Bouken, spin-off do mangá, nos é mais apresentado sobre a economia e o comércio entre reinos do mundo de Magi. O espectador acompanha a saga de Sinbad para a criação de um novo país, Sindria. Então acompanhamos tudo que ele deve fazer e sacrificar para a realização de seu sonho.

Aprendemos com Magi como a guerra, tanto militar e econômica pode influenciar para constantes mudanças nos reinos. Temos impérios fortes que estão se destacando pelo grande poder militar, ou até pela magia, e também países que estão decaindo, por má gestão ou influência de outros países.

Magi the Labyrinth of Magic possui duas temporadas que podem ser encontradas na Netflix tanto também como spin-off de 13 episódios, Sinbad no Bouken.

6. Rose of Versailles: História

Um anime clássico, Rose of Versailles é um mangá shoujo de 1972, adaptado para uma série anime em 1979. Conta a história da Revolução Francesa, passando então no final do século XVIII.

Oscar, personagem principal do anime, é uma jovem garota só que criada como rapaz pelo seu pai. A educação militar que recebe a permitiu tornar-se capitã da guarda real, encarregada da proteção de Maria Antonieta

Oscar decide sair da Guarda Real devido a um amor não correspondido. Mas Maria Antonieta coloca-a na Guarda Francesa, e assim, juntos, terão que enfrentar os primeiros distúrbios que anunciam a Revolução Francesa.

Desta forma, Rose of Versailles retrata a sociedade francesa da época que antecedeu a Revolução Francesa até o seu fim. Entretanto, por ser um mangá dos anos 70 para garotas, temos uma narrativa bastante teatral com tons melodramáticos.

Mas mesmo assim, é interessante acompanhar a história. Rose of Versailles consegue ser totalmente fiel aos acontecimentos históricos reais, mostrando até figuras importantes que vimos já em livros históricos. 

Para uma análise mais completa sobre Rose of Versailles eu indico o texto Rose of Versailles, O retrato de uma velha França, que comenta um pouco mais sobre a obra e porque é interessante de dar uma chance. 

7. Shokugeki no Souma: Culinária

Mangá famoso publicado pela revista Shounen Jump, Shokugeki no Souma já teve algumas temporadas e o anime então retrata a escola culinária onde Yukihira Souma passa por vários desafios e provas para conseguir se tornar um chef em tempo integral no restaurante de seu pai.

O anime aborda vários gêneros, às vezes levando para o lado comédia e ecchi, e outras vezes para o lado do drama, mas mesmo assim, não podemos desmerecer em como a obra consegue explicar bem sobre a culinária

Aprendemos receitas, culinárias, não só do Japão, como do mundo todo. Aprendemos também técnicas e sabores, de uma forma mais descontraída.  

Eu recomendo até um texto de um fã no Aminoapps sobre algumas receitas que já apareceram em Shokugeki no Souma e que estão todas detalhadas para você poder cozinhar. 

Topo