Os fãs de animes não vivem apenas de animes shounens, com lutas e pancadaria. Com vários gêneros de animes, o otaku consegue se aventurar entre vários estilos de anime. Assim sendo, aqui vai algumas indicações de um dos gêneros mais famosos, os animes slice of life.

Se especificando mais nos animes escolares, muitos podem ser considerados do gênero slice of life. Slice of life significa experiências quotidianas, ou seja, nos animes, o gênero se assemelha com o melodrama adolescente.

Os animes slice of life podem retratar tanto o dia a dia de um estudante, ou de um personagem que trabalha… Sendo assim, o importante é demonstrar a rotina de seu personagem, envolvendo os problemas do dia a dia dele, seja de forma dramática ou não.

O sucesso do slice of life

Alguns animes escolares possui uma trama mais envolvente. Onde é demonstrado o conflito do anime, e como os personagens funcionam em relação a esse problema. 

Já outros animes, necessariamente não. E é o que acontece na maioria dos animes escolares slice of life. Então, é o que já reforço. Animes com uma história de personagens em sua vida cotidiana, sem nenhum conflito, não são para todos. 

Entretanto, isso não é um problema. Afinal, muitos espectadores não conseguem se prender a esse tipo de história. Esse tipo de anime chega a ser bem episódico ou com arcos pequenos de 2 a 4 episódios. 

Dessa forma, nessa lista de indicações, recomendo 8 animes escolares slice of life, de vários, que também são bons. Então, se faltar algum, não esqueçam de comentar!

1. Kimi to Boku

Adaptação de um mangá, Kimi to Boku conta a história de 5 amigos vivendo seus últimos anos do colegial. O anime possui duas temporadas e é animado pelo estúdio J.C. Staff.

É um anime que leva o gênero slice of life totalmente ao extremo. A história não te apresenta um conflito, ou seja, é demonstrado no anime apenas a vida cotidiana dos 5 garotos. Entretanto, é um anime que chega a cativar.

Da esquerda para direita, Yuuki, Yuuta (irmãos gêmeos), Shun, Chizuru e Kaname, e a professora do jardim de infância que eles estão.
Da esquerda para direita, Yuuki, Yuuta, Shun, Chizuru e Kaname , os cinco principais do anime

Primeiramente, é mostrado a relação de 4 personagens, que estudaram junto desde o jardim de infância e são amigos até atualmente, no colegial. Shun, Kaname, e os irmãos gêmeos, Yuuta e Yuuki. Mais tarde, é mostrado Chizuru, um garoto que traz mais animação ao grupo de amigos.

Em episódios, possuem flashback de quando eles eram crianças e como era a relação deles. Outros personagens se envolvem no ciclo de amizade deles, e às vezes, é retratado até o romance dos meninos com as garotas que eles gostam.

Ao mesmo tempo que tudo isso é mostrado, é criado aos poucos aquela sensação de que o colegial está acabando. Os personagens possuem pouco tempo para se divertirem juntos. Isso é demonstrado aos poucos, e quando essa preocupação vem totalmente a tona, bem como os personagens, você acaba se envolvendo mais com a história e entendendo o significado do anime.

Os gêmeos, Yuuta e Yuuki, Shun e Chizuru, pousando para uma foto, fazendo com sinal os dedos
Os gêmeos, Yuuta e Yuuki, Shun e Chizuru pousando para a foto, o que eles fazem de melhor

Kimi to Boku é para você se envolver com a história dos 5 personagens, conviver com eles e assistir a rotina deles diariamente. Kimi to Boku é um dos animes slice of life que seguem a risca esse gênero.

2. Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru

Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru, ou mais conhecido apenas como Oregairu (ou só Yahari), conta a história de Hachiman Hikigaya, um menino totalmente anti-social. Hachiman é aquele típico personagem demonstrado como chato, sem amigos e sem vontade de se envolver com alguém.

O problema é que Hachiman se junta a um grupo voluntário da escola por conta de um professor. No grupo, além do garoto, Yukino Yukinoshita e Yui Yuigahama estão nele. Sim, já tirando as dúvidas, todos os personagens possuem uma jogada de nomes para combinar seus nomes e sobrenomes.

Da esquerda para a direita, Yukino, Yui, Hachiman, os personagens principais do anime
Da esquerda para direita, Yukino, Yui, Hachiman

Oregairu também é um anime considerado slice of life. Frequentemente, animes escolares que têm foco o clube escolar, ainda mais, um clube que tem o intuito de ajudar pessoas, é muito provável que é um anime do gênero slice of life (indicarei mais animes nessa lista com a mesma proposta).

Do mesmo modo que retrata um clube escolar para ajudar as pessoas, conhecemos outros personagens e cativamos nos problemas deles. E como os três personagens vão se comportar e ajudar eles a resolverem os problemas.

O ponto forte de Oregairu é que acompanhamos os três jovens que estão descobrindo sua vida adolescente para a adulta, e o clube é a ajuda para esse feito. O anime retrata o crescimento deles e um dos pontos fortes, é o romance.

Assim, os personagens vão sendo construídos aos poucos e crescendo na obra que é quase impossível o espectador não se identificar com algum dos três personagens.

Da esquerda para direita, Yukino, Yui e Hachiman

Oregairu possui duas temporadas e teve sua terceira temporada confirmada para 2020. É adaptação de uma novel e é um dos animes mais esperados para ter seu encerramento.

3. ReLife

ReLife, adaptado de um mangá, é um dos animes slice of life que mais deu certo. Um anime que possui muitos fãs, até aqueles que não são tão ligados a animes escolares, gostaram. 

Com uma proposta escolar e um pouco sci-fi, ReLife retrata a história de Arata Kaizaki, um homem desempregado que acaba aceitando participar de um experimento. Esse experimento faz ele ficar mais novo e permite ele voltar para o colegial por 1 ano.

Poster do anime ReLife, no meio, os personagens principais, Chizuru e Arata
Poster do anime ReLife (2016)

Kaizaki precisa aos poucos se acostumar com a rotina escolar, ele vai conhecendo estudantes, e essa é a parte mais interessante. Além da trama totalmente diferente, os personagens, são tão bem construídos, que é um dos pontos fortes da obra. 

Em ReLife, temos o conflito maior, o protagonista volta a sua vida escolar, porém, se instala os mini-conflitos que Kaizaki acaba se envolvendo para ajudar os outros personagens. Kaizaki, além de amadurecer na história, muda também os personagens a sua volta.

É um anime com um ótimo drama escolar, com problemas que um estudante comum pode ter, só que é retratado da forma mais dramática no anime, mas não sendo algo ruim. Faz o espectador se envolver mais com os personagens e com a história.

Personagem Chizuru do anime ReLife, na foto, ela está com os braços abertos, pedindo um abraço
Chizuru. Na legenda: “Posso ganhar um abraço?”

ReLife possui um anime com 13 episódios, mas a história foi concluída com 4 OVAs em 2018, chamado ReLIFE: Kanketsu-hen. Deixo a recomendação do mangá também.

4. Toradora!

Um dos maiores clássicos dos animes escolares, Toradora. Anime de 2008, animado pela J.C. Staff, conta a história de Ryuuji, um jovem gentil, mas sempre confundido por um delinquente. 

Ninguém conhece esse lado do garoto, mas o protagonista é apaixonado por Minori, a melhor amiga de Taiga. A garota Taiga é uma estudante baixa e violenta mas que está apaixonada pelo melhor amigo de Ryuuji, Kitamura.

Na imagem, a personagem principal, Taiga do anime Toradora
Taiga, personagem principal do anime

Dessa forma, Ryuuji e Taiga se juntam para ajudar um ao outro a conquistar a pessoa que eles gostam. E assim, começa a trama principal do anime que vai crescendo e tomando forma. 

Outro anime que os personagens tem seu espaço para evoluírem. Se tem cenas que você se emociona com os personagens e fica impressionado com as decisões que eles tomam. Além de slice of life e anime escolar, Toradora é um dos animes de romance mais conhecidos e recomendados.

O anime possui alguns episódios episódicos mas com sua trama principal sempre envolvendo os episódios, o drama do romance escolar. Talvez a proposta do anime vai se tornando óbvia, mas mesmo assim, o final é de se impressionar. 

A construção da relação dos personagens é desenvolvida em seu tempo certo. É o típico anime que ambos os protagonistas se odeiam, mas aos poucos, vão se entendendo e se ajudando.

Na imagem, os cinco personagens da obra de Toradora. Da esquerda para direita, Taiga, Ryuuji, Ami, Minori e Kitamura
Os cinco personagens da obra. Da esquerda para direita, Taiga, Ryuuji, Ami, Minori e Kitamura

Toradora é um anime adaptado de uma novel, que no Brasil, está em lançamento pela editora NewPop.

5. Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Outro anime que leva o slice of life a risca, Gekkan Shoujo Nozaki-kun. Anime de comédia e romance escolar, conta a história de Sakura, uma estudante apaixonada por Nozaki, que, além de estudante, é um mangaká. Sakura acaba se declarando para Nozaki, mas por o garoto ser tão avoado, ele acaba entendendo que ela é apenas sua fã.

Na imagem, Nozaki tentando proteger Sakura da chuva de um jeito peculiar. Ele usa seu corpo para fazer Sakura não se molhar
Nozaki, com seu jeito peculiar, tentando salvar Sakura da chuva

Sakura acaba se tornando a assistente de Nozaki e o anime começa aí. O anime Nozaki-kun acaba trabalhando com os clichês românticos de uma forma peculiar, já que, como é um anime de comédia, eles acabam brincando com esse clichês de uma forma mais alvoroçada.

E assim, por ser um anime de comédia, você vai acompanhando a rotina escolar de Sakura e seu amor por Nozaki de uma forma engraçada.

Os animes também são episódicos. E além dos dois personagens, vão surgindo outros que completam o anime. São personagens que aparecerem algumas vezes em uns episódios e outros não. 

Entretanto, além de acompanhar o pobre amor de Sakura, é interessante ver como Nozaki trabalha com seu mangá. Não chega a ser um anime que foca totalmente nisso, mas é engraçado acompanhar os dramas que ele passa para publicar seus capítulos de seu mangá.

A graça do anime está em Nozaki, como o personagem consegue ser tão avoado e perdido. Por outro lado, ele tem um jeito mais de adulto comparado a outros personagens. Assim sendo, você acaba se divertindo e sofrendo junto com o romance de Sakura pelo garoto.

Personagens do anime Gekkan Shoujo Nozaki-kun, na imagem, mikoshiba, sakura, seo, nozaki, kashima, hori e wakamatsu
Personagens do anime Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Gekkan Shoujo Nozaki-kun é aquele anime descontraído. Contudo, não se tem apenas cenas de comédia. A relação entre Nozaki e Sakura vai se estabelecendo aos poucos, até ter cenas que aquece o coração de quem está assistindo. O anime possui apenas uma temporada mas é adaptado de um mangá, que ainda está em lançamento.

6. Kokoro Connect

Lançado em 2012, Kokoro Connect é um pouco parecido com Oregairu, só que com uma pegada mais sobrenatural. A história é sobre 5 integrantes de um clube de estudos culturais que vivem suas rotinas normalmente na escola. Só que, tudo muda quando os 5 estudantes começam a ter experiências estranhas, e uma delas, é que suas almas começam a trocar de corpo aleatoriamente entre os 5 estudantes.

Kokoro Connect é aquele anime que tem seu conflito principal, e enquanto isso acontece, os personagens vão demonstrando seus medos e seus traumas. Entretanto, os 5 estudantes vão se ajudando entre si.

Personagens principais do anime Kokoro Connect. Da esquerda para direita, Yui, Iori, Taichi, Inaba e Aoki
Personagens principais de Kokoro Connect

Esse anime possui cenas dramáticas que, com a pegada sobrenatural, ajuda-se a criar momentos tensos na história. A troca de corpos não é o único problema sobrenatural que os estudantes enfrentam.

Outra vez, você vai conhecendo os personagens e seus medos e traumas. O maior desafio entre eles, é viverem suas rotinas normais, tanto na escola, quanto fora dela, sem demonstrar que estão passando por esses problemas sobrenaturais.

E enquanto todos os problemas dos personagens vem à tona, o mais esperado também surge. Mesmo que esperado, mas perfeitamente encaixado, o romance entre os colegas.

Da esquerda para direita, Aoki, Yui, Nagase, Inaba e Taichi
Da esquerda para direita, Aoki, Yui, Iori Inaba e Taichi

Kokoro Connect, no começo, pode ser descontraído, mas consegue construir um bom drama escolar e entregar uma boa trama ao espectador. O anime possui uma temporada de 13 episódios, e um especial de 4 episódios para o encerramento do anime.

7. Hyouka

Um dos animes mais conhecidos do estúdio Kyoto Animation, Hyouka também possui o romance como seu ponto forte. 

Outro anime focado sobre grupo escolar, mostra a história de Houtarou Oreki, um garoto colegial tranquilo, que não se envolve com ninguém e não participa de nenhum clube escolar. Porém, tudo muda quando sua irmã o obriga a participar do clube de literatura. A irmã não quer que o clube encerre suas atividades, já que ninguém participa dele.

Chitanda e Oreki com os braços levantados. Personagens principais do anime Hyouka
Hyouka (2012)

Sobre o clube de literatura, que é o foco do anime, segue uma linha mais de mistério. São pequenos arcos com vários mistérios diferentes para os personagens se envolverem e resolverem. Diferente de Kokoro Connect, os mistérios não são sobrenaturais, e sim realistas, algo mais de alcance para um estudante do colegial, mas que não chega a ser sem graça.

Por o anime entregar vários mistérios para o clube de literatura resolver e não focar em apenas um, ele consegue ser mais variado, não prendendo em um problema só. Assim, vão aparecendo os mistérios e encerrando em apenas um ou alguns episódios. 

Hyouka é outro anime que traz personagens cativantes. Oreki vai crescendo na obra por influência dos outros personagens, inclusive de Chitanda. As relações dos personagens vão se moldando e entregando um bom drama escolar.

Oreki e Chitanda, em uma sala de aula, só que com um monte de plantas e flores ao redor
Oreki e Chitanda

Vale ressaltar a animação do anime que é muito bem detalhada e bem feita. Dessa forma, deixa o espectador mais cativado com a obra.

8. Yamada-kun to 7-nin no Majo

Outro anime que trabalha com o sobrenatural e o escolar juntos, Yamada-kun to 7-nin no Majo retrata a história de um aluno chamado Yamada que é nada perfeito, diferente de Shiraishi, a estudante mais inteligente do colégio. Um dia, os dois se cruzam e acabam se beijando, e sem explicação, os corpos deles são trocados. Mais tarde, os dois conseguem voltar ao normal.

Shiraishi, personagem principal da obra. Na imagem, é um print da opening do anime
Personagem Shiraishi Urara

Aos poucos, vai se revelando a trama do anime. Um dos personagens do anime, Miyamura, que participa do conselho estudantil, decide criar um grupo escolar para, atrás dos panos, investigarem sobre esses poderes sobrenaturais da escola. Depois de alguns episódios, é revelado que não só Shiraishi, mas sim outras 6 garotas da escola, possuem algum poder sobrenatural que é ativado quando a pessoa beija essa bruxa.

Primeiramente, diferente de alguns slice of lifes que citei, Yamada-kun to 7-nin no Majo, além da sua proposta de trabalhar o mistério e o sobrenatural, os personagens tentam desvendar o maior conflito: quais são as 7 bruxas da escola e seus poderes sobrenaturais.

Mas por trabalhar com um harém (um personagem masculino em conflito, junto com várias personagens femininas), Yamada precisa se envolver e conhecer mais sobre essas 7 garotas, assim, se instalando subplots, mas ainda respeitando o plot principal, a busca das 7 bruxas que estudam na escola.

Print da opening do anime Yamada-kun to 7-nin no Majo, na imagem, Yamada e Shiraishi. Shiraishi entrega um chapéu de bruxa a Yamada
Yamada e Shiraishi, uma imagem da opening do anime

Sendo assim, o anime traz uma proposta bem interessante e é muito legal de acompanhar. Além da comédia, a trama mostra um pouco de romance e momentos de dramas. Yamada cresce na história graças às bruxas, que vão mudando seu comportamento e pensamentos.

Conclusão

Os animes slice of life podem apresentar algum conflito em que o anime vai se passar diante disso e os personagens precisam resolver. Ou é aquele anime que não precisa apresentar nenhum problema para os personagens resolverem.

O slice of life pode ser um anime que apenas apresenta a rotina dos personagens, vivendo sua vida escolar. Ele apresenta várias possibilidades que o criador pode trabalhar, e quando são bem usadas, conseguem fazer um anime em que o espectador consiga ficar totalmente preso com a história proposta.

O gênero slice of life necessariamente não precisa estar ligado com animes escolares, e sim vários outros, seja ele de uma rotina de alguém, ou um ambiente de trabalho, como um restaurante, um escritório… Com qualquer ambiente, pode surgir um bom anime com esse gênero.

Topo
%d blogueiros gostam disto: