Seja um anime histórico ou não, alguns autores reaproveitam personagens históricos que já existiram na vida real para a criação de sua história. De certa forma isso acaba se tornando interessante para a história. 

Muitas vezes até o ponto mais forte da obra é o personagem. E animes que trabalham com personagens que já existiram, consegue de alguma forma trazer características da pessoa real para esse personagem, seja de uma forma séria ou cômica. 

Por isso, vamos analisar algumas obras que trabalham com essa proposta e que meios a obra utiliza para a criação destes personagens na história.

1. One Piece

Já falei um pouco sobre os personagens inspirados em pessoas reais no anime One Piece. Mas sendo mais resumidamente, os personagens de One Piece são inspirados em, na grande maioria, nos piratas da época das Grandes Navegações.

Os mais famosos são Teach, que foi inspirado no Barba Negra. Onde seu apelido na vida real foi dado por conta da grossa barba de cor preta e sua aparência.

Também, a grande maioria dos piratas serviram de inspiração para a criação dos supernovas, ou a pior geração dos piratas. Piratas como Jewelry Bonney, Eustass Kid e Scratchmen Apoo que na vida real, também eram piratas que navegavam na época das Grandes Navegações.

Outros personagens foram inspirados em figuras diferentes, como Capone Bege foi inspirado no gangster Al Capone, Enel que foi inspirado no cantor rap americano Eminem e os três almirantes da marinha que foram inspirados em atores japoneses.

One Piece sempre traz algumas referências de coisas que existem na vida real. Os personagens, como também ilhas inspiradas em capitais famosas. Oda consegue criar ótimos personagens e lugares com base no que já existiu e existe na vida real.

2. Bungou Stray Dogs

O anime Bungou Stray Dogs segue a risca a ideia de criação de personagens com base a pessoas que já existiriam. Assim, na obra, os personagens são inspirados em autores reais, a maioria japoneses. 

Os personagens chegam a ter o mesmo nome que os autores que às vezes, como se trata sobre um anime de poder, seus poderes são baseados em coisas que esses autores na vida real já escreveram. 

Com o lado cômico, e às vezes o drama, Bungou Stray Dogs traz uma proposta arriscada porém bem executada. O anime também às vezes faz reflexões bem interessantes de se acompanhar.

Alguns personagens inspirados em autores reais como Edogawa Ranpo, um dos escritores japonês mais famosos que teve grande importância no desenvolvimento de histórias de ficção e mistério. Osamu Dazai, um autor conhecido por escrever de um jeito irônico ou pessimista (igual como ele é retratado no anime) e entre outros. 

Ainda pretendo fazer um texto aprofundado mais nas semelhanças dos personagens de Bungou Stray Dogs e dos autores que foram inspirados para a criação destes personagens.

3. Franquia de Fate

Fate é adaptação de uma visual novel que retrata, uma grande guerra entre magos e seus servos (espíritos heroicos do passado) pela conquista do Cálice Sagrado, o Santo Graal.

Desta forma, os personagens que são inspirados em personagens reais são os servos, aqueles que lutam para defenderem seus mestres e ajudá-lo a conquistar o Santo Graal. 

Interessante que cada servo tem sua classe, dividido então em 7: Cavaleiro, arqueiro, guerreiro, espadachim, mago, lanceiro e assassino. Portanto, os personagens inspirados em pessoas reais foram distribuídos nestas classes. 

Outro ponto é que no anime, primeiramente, eles não revelam o nome dos servos. Pois se revelarem, os outros servos vão saber os golpes e poderes do personagem, então, por questão de segurança (e mistério), demora para revelar os nomes dos servos.

Então, personagens em Fate que são personagens heroicos reais, é a Saber, um dos servos principais da trama, que na verdade foi inspirado na lenda do Rei Arthur, e seu nome é Arturia. Outros que podemos citar é Gilgamesh, um dos reis da cidade-estado da civilização da Suméria. A Medusa, a rider de Shinji em Fate/Stay Night, a górgona da mitologia grega e entre outros.

O interessante também que nos é mostrado o passado de alguns personagens, remetendo então a história real dos personagens heróicos. 

4. Gintama

Trabalhando na época de Edo, mas com uma proposta totalmente diferente, Gintama conta a história de Sakata Gintoki na era dos samurais, que impediram os amantos (alienígenas) de invadirem o planeta Terra.

Gintoki trabalha como freelancer, ele funda um lugar chamado Yorozuya (tradução: Fazemos tudo) e ele oferece serviços de ajuda em troca de dinheiro.

Mesmo tendo todo esse lado de comédia e paródia, Gintama acaba focando na Era dos Samurais, e nunca fugiu desta proposta. O anime sempre retrata temas que de certa forma eram debatidos na época, como o uso da espada, a função de um samurai e entre outros.

Edo também existiu, como também o período. Foi a época que o Japão era governado pela família Tokugawa, conhecido como shogun. No anime Gintama, existe o shogun Tokugawa, mas retratado de uma forma totalmente cômica.

Outro serviço que existiu e foi inspirado para ter no anime, é o shinsengumi, é uma tropa especial que serviu ao Xogunato. Os três personagens principais da shinsengumi no anime, Kondou, Hijikata e Shougo, foram inspirados nos três oficiais da shinsengumi: Kondō Isami, Hijikata Toshizō e Okita Sōji

Outros personagens como Katsura, foi inspirado no estadista japonês Kido Takayoshi. Sakamoto Ryoma, inspiração para criação do Sakamoto, foi o líder do movimento para derrubar o Xogunato. E Takasugi Shinsaku, inspirado para Takasugi, o homem que criou a tropa Kiheitai.

5. Touken Ranbu

Touken Ranbu na verdade não é um anime que foca totalmente em personagens que foram inspirados em pessoas reais, mas de certa forma, podem ter sido inspirados de uma forma indiretamente, já que o anime traz uma outra proposta.

O destino do mundo está ameaçado à medida que um exército de revisionistas históricos é enviado do futuro para alterar o curso da história. O exército é composto por espíritos que são espadas trazidos à vida. Eles já foram espadas de figuras importantes da história japonesa.

Então, dando exemplos, voltando um pouco a Shinsengumi, a tropa oficial do Shogun, os personagens Horikawa Kunihiro e Izuminokamo Kanesada, são os personagens principais do anime Katsugeki/Touken Ranbu (animado pela ufotable) e são as espadas do espadachim Hijikata Toshizō.

Já a outra adaptação do anime, Touken Ranbu: Hanamaru, feita pelo estúdio Doga Kobo, é uma versão mais descontraída, dando foco as duas espadas Kashuu Kiyomitsu e Yamatonokami Yasusada, as espadas de Okita Sōji.

Conclusão

De uma certa forma, você acaba aprendendo com os animes um pouco sobre esses personagens que já existiram na vida real. E ainda, os autores tentam trazer alguma característica da pessoa ao personagem.

Animes que aprofundam mais, como Bungou Stray Dogs, nos trazem uma aprendizagem bem interessante, que primeiramente nos causa uma certa curiosidade aos autores e que acabamos pesquisando mais sobre eles.

Então, seja feito de uma forma mais cômica ou séria, não podemos negar como é interessante a criação destes personagens inspirados em personagens que já existiram, seja pela história do Japão, ou outros. 

Topo