“Ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia.” Anime de 2011, escrito por Mari Okada, Ano Hana é um anime cheio de emoções e sentimentos. Podendo então ser considerados um dos animes mais tristes pelos fãs de animações japonesas. 

Animado pelo estúdio A-1 Pictures, Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai conta a história de 5 jovens que chegaram a ser amigos durante a infância mas se separaram por conta da morte de sua melhor amiga, Menma. A conexão destes 5 personagens precisa ser reconectada após Menma aparecer em um “formato” de fantasma.

Portanto, o mais interessante de analisar sobre Ano Hana é como as relações interpessoais dos personagens são construídas e desenvolvidas durante o anime. Os 6 personagens, incluindo Menma, eram melhores amigos durante a infância. Neste período, construíram seus laços, entretanto, um acidente aconteceu e a garota acabou falecendo. Menma, além de ser o conflito da história, também é o propósito dos personagens para que no presente as relações destes 5 personagens voltem a funcionar como era antes.

Com uma obra bem pensada e construída, temos 11 episódios bem emocionantes que vamos acompanhando o desenrolar da trama, onde não é atoa que Ano Hana é considerado um dos animes mais emocionantes e talvez um dos favoritos do ano de 2011. 

Enredo de Ano Hana

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai, ou mais conhecido como Ano Hana, conta a história de um grupo de seis amigos de infância que acabam se separando após Meiko Honma, ou Menma, morrer em um acidente. Entretanto, dez anos depois desta tragédia, Jinta Yadomi, o personagem que era considerado o líder do grupo, acaba recebendo o fantasma de Menma em sua casa. 

Jinta é um garoto que vive recluso e isolado da sociedade. Menma aparece para o garoto com uma aparência mais velha. Ela pede a Jinta para que ele realize seu desejo para assim conseguir cumprir seu destino. Só que Menma não lembra exatamente o desejo que quer realizar, assim fazendo Jinta tentar descobrir qual é. Ainda inseguro, Jinta começa a reunir seus amigos de infância outra vez para ajudar Menma. O garoto acredita que eles possam ser o ponto principal para resolver esse problema.

Menma

Entretanto, após a reunião dos 5 amigos outra vez, os conflitos internos começam a aparecer entre eles enquanto eles tentam ajudar Menma. Outro fator que aparece é a persistência dos sentimentos de tristeza pelos pais de Menma que acabam resultando grandes complicações para o grupo. Aos poucos, o grupo percebe que não estão apenas ajudando a garota, mas sim também, a si mesmos. 

O grupo, que era chamado de “Super-Protetores da Paz”, era composto, primeiramente, pelo líder Jinta, ou Jintan. Os outros personagens são Menma, Anaru, Poppo, Tsuruko e Yukiatsu. Todos têm esses apelidos que foram carinhosamente dados quando eram crianças. 

As relações interpessoais dos personagens

O propósito então do anime de Ano Hana é que, dado o problema que Menma traz aos personagens, que ela precisa realizar seu desejo para atingir seu destino. Os 5 melhores amigos dela precisam se unir novamente, mesmo diante de problemas pessoais que cada um tem após o acidente da morte de Menma.

Um ponto importante para se analisar primeiramente é que os 6 personagens tinham personalidades muito extrovertidas quando eram crianças. Quando mais velhos, acabaram tendo seus sentimentos mais reclusos. Por exemplo, Jintan era totalmente extrovertido e energético quando criança, mas se isola quando Menma, e também sua mãe, acabam falecendo. Assim, acompanhando o crescimento deles, tanto fisiologicamente, mas também pessoalmente, os sentimentos deles ficam mais aprisionados e conflitos entre eles aparecem. Portanto, o melhor jeito que eles arranjaram para não terem esse embate, foi o afastamento. 

Quando Menma aparece e o grupo precisa se reencontrar, os sentimentos são expostos e então os conflitos acontecem. Os personagens se sentem pressionados em mostrar o que sentem quando estão juntos. Porque por mais que eles tenham engolidos esses sentimentos, tudo acabam voltando quando eles revivem o passado para ajudar Menma. Assim, podemos concluir que Menma acaba sendo o ponto principal das intrigas e conflitos entre os personagens. Ela é a que acaba ligando as relações interpessoais entre os personagens. Tanto era no passado, como é agora no presente que o anime se passa. 

Os personagens em relação a Menma 

Menma é o centro de tudo. Começamos então analisar como os outros personagens tem relação diretamente com ela e o porque acabam sofrendo tanto no presente ao se expressar.

Jinta “Jintan” Yadomi

Jintan, o personagem principal, sempre foi melhor amigo de Menma. Na infância, era apaixonado pela garota, mas sempre que alguém questionava sobre isso, não admitia esse sentimento. Esse mesmo motivo acabou desencadeando uma série de eventos que assim acabou levando a morte acidental da garota. 

Naruko “Anaru” Anjō

Naruko, ou Anaru, era apaixonada por Jintan, tanto no passado, como no presente. Com as amigas no presente, ela trata ele com frieza, mas no fundo, ela sente preocupação por ele, ainda mais pela vida que ele está seguindo. Por mais que Menma e Anaru fossem amigas, e ela admirasse Menma, ela ainda sentia ciúmes da relação entre a garota e Jintan.

Atsumu “Yukiatsu” Matsuyuki

“Não são como aqueles dias que você brincava de ser o líder”

Seguimos para Yukiatsu, que estuda em uma escola de elite, sendo considerado bonito, atlético e bastante popular. Só que também ele se sente preso às memórias de Menma. Podemos considerar que o mesmo sentia uma paixão pela garota na infância, assim como Jintan, onde, no presente, ele trata Jintan com indiferença. Assim, ele é outro que não consegue esquecer sobre a morte da garota. Por meio disto, começamos a entender então que o desejo de Menma não é apenas o reencontro dos amigos. E sim também para eles seguirem em frente e deixar aquele acidente de lado, tanto os conflitos interpessoais deles, por mais difícil que isso seja. 

Chiriko “Tsuruko” Tsurumi

Tsuruko é uma das que se destaca por ter a personalidade mais séria e lógica. Ela estuda na escola de elite junto com Yukiatsu e são os dois únicos personagens que permaneceram próximos. Por mais que tenha ficado uma relação estranha depois do acidente. Ela se mostra séria mas tem sentimentos por Yukiatsu. Ela sente até desprezo quando ele se mostra fraco, mostrando que ele ainda não superou a morte de Menma. Mas na realidade, nem ela acabou superando. Tsuruko é a mais ligada no acidente de Menma, e se culpa profundamente sobre isso, já que também eram grandes amigas. Ela acaba tendo um grande conflito após o reencontro dos amigos para ajudar Menma. Ela acredita que Yukiatsu nunca dará uma chance a ela já que ele nunca conseguiu superar os sentimentos que sentia por Menma.   

Tetsudō “Poppo” Hisakawa

Mas com certeza o personagem que mais se destaca é Poppo por talvez ser o que se mostra mais forte nesta situação do presente de reviver a morte de Menma novamente. Mas mesmo assim, vemos momentos que ele não aguenta e acaba sofrendo. Ele fala que abandonou a escola e escolheu viajar pelo mundo, talvez para tentar esquecer os problemas que aconteceu no passado, mas quando está na cidade, volta para a base secreta, lugar que o grupo Super-Protetores da Paz se encontravam antigamente. Ele é o primeiro que diz que vai ajudar Menma, além de Jintan, assim começando a mover o grupo para o mesmo propósito. Também mais tarde, em meio a momentos de emoções no anime, também é revelado que ele sente culpado pela morte da garota. 

O propósito de Menma

O sentimento de culpa

Notamos então que, primeiramente, os personagens são apresentados como pessoas sérias, com sentimentos reclusos, onde talvez o que mais se diferencia é Poppo por ter conseguido encontrar algo para o escape. Aos poucos, quando os personagens se juntam para ajudar Menma, mesmo ainda não acreditando muito se ela realmente está lá porque só Jintan a consegue a ver, vão se revelando como se sentem em situação ao passado e a morte da garota, onde cada um se sente culpado por ela ter partido. Cada um sente que tem uma ligação com a morte dela pelo que foi dito  e demonstrado antes do momento do acidente.

O anime já se mostra ser algo bastante sentimental por se tratar sobre a morte de uma garota que traumatiza o passado de 5 jovens onde os mesmos acabaram se separando por conta do acidente. 

Mesmo quando é proposto na narrativa sobre o mistério do sonho de Menma, acabamos percebendo aos poucos qual seria esse desejo dela no meio do anime, mas mesmo assim, não acaba estragando a graça de acompanhar a obra. Ou seja, o propósito de Menma é conseguir reunir seus 5 amigos novamente, e isso acaba sendo benéfico para eles, tentando fazer eles esquecerem do acidente da infância, os conflitos e focar no presente. 

A resolução do conflito

Assim, a garota consegue reunir todos, onde ao mesmo tempo, por conta dela, os amigos conseguem desabafar tudo aos poucos, durante os episódios, o que eles sentem sobre o passado e o acidente daquele dia. Sentimentos que estão guardados desde a morte da garota.

É mostrado assim como os 5 integrantes do Super-Protetores da Paz se sentem culpados pela morte da garota, onde cada um parece ter um motivo para ter sentir essa culpa. Menma também é essencial para mostrar que eles não tem culpa, que se houve um mau entendido no dia de seu acidente, que ela perdoava eles. 

Assim, enquanto Menma é o conflito do anime, onde o acidente é o que os personagens precisam superar, Menma também é a resolução desse mesmo conflito. Se tem uma grande importância da volta de Menma, mesmo que seja de um “formato” em fantasma, onde tudo aos poucos pode voltar ao que era antes, mesmo sem ela. A não presença dela faria tudo ficar ao normal. Mesmo que os personagens se encontrassem pelas ruas da cidade, na escola, nada mudaria. Assim, a ideia de trazer ela com o propósito de atingir o objetivo para assim ela descansar, faz com que todos se juntem novamente, afinal, Menma é importante para o grupo.

A consolidação da amizade dos personagens em Ano Hana

Assim, um ponto forte de animes que trabalham com as relações interpessoais de personagens, ainda mais jovens, é a crescente evolução destes por conta de algum conflito que eles vivenciam durante a história. Chega a ser bastante interessante essa proposta, onde assistimos jovens vivendo seus conflitos diários onde este grupo de amigos vão ter que superar trabalhando juntos.

Outros animes que tem essa proposta de Ano Hana, como por exemplo, Nagi no Asu kara e Shinsekai yori, de acompanhar conflitos destes personagens jovens que tem de certa forma um grupo de amigos que acabam sofrendo esses problemas juntos, é muito interessante de assistir. São animes que acabam trabalhando mais com o lado sentimental, mas com certeza, o que consegue explorar este feito é Ano Hana.

O anime então escrito por Mari Okada consegue trabalhar muito bem com seu tom dramático graças a construção das relações destes personagens que são abordadas e investigadas durante esses 11 episódios. Aos poucos, todos os personagens vão desabafando quando não aguentam mais segurar o que sentem. Mas com o grupo de amigos, os Super-Protetores da Paz, ao mesmo tempo que isso traga sentimentos do passado, fazem eles superarem o acidente de Menma, podendo ser difícil, mas sendo o necessário.

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai pode ser encontrado para assistir tanto na plataforma da Crunchyroll. Mas também como na Netflix, com outros animes que já recomendei neste texto.

Topo