Considerado um dos animes mais tristes de acordo com uma pesquisa (2017) feita com o público japonês, Clannad retrata de uma forma leve, porém dramática, a vida rotineira de estudantes até suas vidas adultas e quais complicações e eventos eles podem passar durante esse tempo.

Clannad é uma série de animação japonesa adaptada de um jogo de visual novel de 2004. A história escrito por Maeda Jun, produzido pela empresa Key, que também já produziu grandes sucessos de visual novel como Air, Kanon e Little Busters. O anime foi produzido pelo estúdio Kyoto Animation e lançado no ano de 2008. O anime ganhou uma segunda temporada intitulada como Clannad After Story.  

Podemos observar então como Clannad consegue trabalhar muito bem com o seu enredo. Manejando uma fórmula de estrutura bem conhecida no mundo dos animes, mas que inova no momento que ele se destaca como um dos animes mais emocionantes, trazendo uma mensagem muito forte sobre a vida. Clannad também apresenta uma proposta diferente quando decide trabalhar com os personagens além da formação escolar deles, seguindo ainda a risca o formato slice of life, mostrando os contratempos de uma vida adulta.  

Enredo de Clannad

Acompanhamos a história do protagonista Okazaki Tomoya, estudante do ensino médio que aparentemente não gosta de sua vida. Sua mãe faleceu quando ele era criança e seu pai acabou se viciando em álcool e jogo. Isso faz com que ambos não terem uma relação muito saudável, onde muitas vezes acontece algumas discussões. 

Clannad se inicia no começo do ano letivo. Tomoya conhece Furukawa Nagisa, uma garota que repetiu o ano escolar porque adoeceu. Portanto, para este ano, o objetivo de Nagisa é conseguir fazer novas amizades, assim a primeira ideia da garota é participar do clube de teatro. No entanto, o mesmo foi fechado por nenhuma pessoa estar participando. Com seu tempo livre de sobra, Tomoya decide ajudar a garota a retomar as atividades do clube. 

Durante a primeira temporada do anime, e um pouco da segunda, acompanhamos Tomoya e Nagisa na escola. Mais tarde, na segunda temporada, acompanhamos os dois se estabelecendo juntos, como um casal. Durante o anime, também temos a apresentação de outros personagens em que nos é mostrado suas histórias e traumas. Isso faz Nagisa e Tomoya se envolverem com eles e também os ajudarem.  

A proposta de Clannad

Apresentação das personagens

Personagem Tomoyo, uma das heroínas de Clannad

Clannad, sendo um anime slice of life, trata de uma forma singela os problemas rotineiros e os traumas que permeiam a vida dos personagens porém usando um tom melodramático para criar mais emoção as histórias compartilhadas dos personagens. Assim, quando os problemas do personagem são apresentados, Tomoya e Nagisa ajudam a pessoa, tentando mostrar o propósito da viva para aqueles personagens. 

Clannad, como alguns outros animes do Maeda Jun, usa o formato denominado como “hárem”, uma proposta muito comum no mundo dos animes. No entanto, Maeda Jun consegue manejar muito bem esse formato, onde não se torna mais do mesmo. Explicando o formato, temos o protagonista homem, ou seja, Tomoya, e várias personagens mulheres com quem ele pode acabar se envolvendo. Mas durante todo o anime sempre é deixado claro a sua pretendente, que é a Nagisa, onde isso já se torna um diferencial deste formato. A proposta deste formato, para Clannad, faz com que Tomoya, com a ajuda de Nagisa, a cada pequeno arco, ajude então as personagens, onde cada uma tem uma história interessante para mostrar ao espectador que precisa ser superada. 

As personagens também possuem personalidades muito marcadas, sendo um choque de personalidades fortemente definidas. O autor trabalha com personalidades contrastadas, ou seja, a personagem pode ser bastante inteligente e outra “fofa até demais”. Essas personalidades fortes são usadas para a criação de um alívio cômico nos primeiros episódios de cada arco de uma personagem. No entanto, quando aos poucos vamos conhecendo a verdadeira história da personagem, nos impressionamos.  

Ibuki Fuuko

Podemos dar o exemplo da personagem Ibuki Fuuko, uma garota mais nova da escola que se demonstra totalmente fofa e boba. No entanto, depois descobrimos que a garota na verdade está no hospital, em coma, e o que Nagisa e Tomoya veem é uma representação da garota. Aos poucos, todos começam a esquecer dela, o que faz seu estado de saúde piorar. Analisando esse exemplo, podemos entender o impacto que nos é apresentar uma garota com uma personalidade alegre e divertida mas que traz consigo uma história bastante triste.

A proposta de Clannad é assim criar a empatia com essas histórias dessas personagens. São questões que acontecem na vida dessas personagens que são retratadas de uma forma mais melodramática, o que faz despertar grandes emoções pelo espectador. E a proposta de Clannad vai até outro patamar, onde acompanhamos estes personagens desde sua vida na escola até a vida adulta. Os personagens então vão se estabelecendo com suas famílias e resolvendo seus impasses que vão passando por estes anos. Os próprios protagonistas, Tomoya e Nagisa, após a formação dos dois no colegial, ambos se casam e acabam morando juntos. Depois, Nagisa acaba ficando grávida. 

Construção da linha narrativa: A curva dramática

Primeiro encontro de Nagisa e Tomoya

Maeda Jun consegue estabelecer uma curva dramática em cada arco do anime para trabalhar com seus personagens enquanto trabalha em paralelo com o desenvolvimento de seus protagonistas, Tomoya e Nagisa. Isso tudo já foi explicado em um texto que fiz sobre o autor Maeda Jun, mas comentando um pouco sobre todos os outros animes que ele já trabalhou.  

Portanto, é primeiro nos apresentado o equilíbrio, onde Tomoya vive sua vida monótona. Tudo vai mudar quando ele conhece Nagisa. A garota vai fazer ele sair do zona de conforto para viver situações diferentes em sua vida que são até normais de um anime slice of life

O primeiro impacto é quando é apresentado o primeiro conflito do anime. A primeira crise entre Nagisa e Tomoya, onde o garoto descobre que Nagisa tem uma doença que eles não sabem exatamente o que é. Em compensação, se formos analisar por cada arco, o primeiro conflito seria quando a personagem nos revela algum problema relacionado com seu passado, se revelando quem ela pode ser na verdade. Por exemplo, quando temos Kotomi presenciando um acidente de ônibus e ela começa a entrar em desespero. Isso faz o espectador relacionar se esse acidente pode haver alguma ligação com o passado da garota. 

Kotomi criança

A grande crise de cada arco é o clímax, onde a personagem, com muitas vezes com a ajuda principalmente de Tomoya, precisa passar pelo maior obstáculo para conseguir superar aquele trauma. Em relação a Tomoya, podemos analisar os obstáculos que ele precisa passar para o bem da Nagisa. Assim, podemos entender que o maior obstáculo para ele é quando Nagisa falece após Ushio nascer. 

Nascimento de Ushio

Tomoya vai ter uma nova visão sobre sua vida enquanto ajuda essas personagens e o ponto que ele vai precisar provar essa superação é quando ele vai enfrentar o seu clímax. É aqui que vamos sentir a mudança drástica do universo do anime. Tomoya vai precisar se restabelecer diante da morte da esposa, e mais tarde da filha. Em Clannad, para tudo voltar ao normal, Tomoya vai precisar se entender internamente para conseguir recuperar as coisas que ele perdeu. 

O lado da fantasia 

Por mais que seja um anime que busca retratar problemas pessoais de uma rotina comum de jovens, também temos a questão da fantasia. Primeiramente, o uso de elementos fantásticos é muito mais trazido pela marca da indústria de jogos, a Key, que busca trazer essa marca para seus enredos de uma forma leve, mas essencial para a trama.  

De uma forma leve, que se encaixe então com a história, a proposta da fantasia consegue trazer um charme muito interessante para o enredo. E também, muitos pontos apresentados na obra que são fantasiosos, acabam respondendo nossos questionamentos e dando o propósito para os acontecimentos da obra. Portanto, é muito comum que algumas histórias de algumas personagens tenha um tom de fantasia, como por exemplo, já citado, da própria Fuuko

O robô e a menina

Desse modo, um dos pontos mais fantasiosos e importantes, que traz bastante discussões entre os fãs do anime é a representação da menina e do robô em um mundo paralelo ao da história de Clannad. Em alguns episódios, aparece algumas cenas de uma garota conversando com um robô em um mundo que podemos chamar de “Mundo Ilusório”. A proposta de trazer essas pequenas cenas é relacionar com alguns pontos do enredo que é trabalhado na vida de Tomoya em Clannad

Sobre quem são os dois personagens, a garota pode ser caracterizada por uma manifestação da Ushio, filha de Tomoya e Nagisa, depois que ela faleceu durante a segunda temporada. Já o Robô pode ser considerado a representação do próprio Tomoya. Tomoya, em forma de robô, chegou naquele mundo pois sua esperança de ver Nagisa e Ushio novamente faz criar esse Mundo Ilusório. 

A criação desse mundo e a representação desses personagens traz a mensagem de que sentimentos poderosos podem acabar cruzando os mundos. Temos também a representação de “orbes luminosos”, em que eles podem representar desejos. Ou seja, quantos mais orbes coletados, um desejo poderá ser realizado, de acordo com uma lenda popular.

Tradução: “Estou feliz em ter te encontrado”

Dessa forma, analisando os tons fantásticos que a obra nos apresenta, podemos considerar que a fantasia pode ser uma metáfora para os sentimento dos personagens. Por isso que, mesmo sendo um anime que traga alguns elementos de fantasia, o enredo de Clannad parece muito mais real e fiel em comparação ao nosso mundo. 

A magia de Clannad

Em busca de retratar problemas comuns de pessoas, mas de uma forma mais melodramática e com tons de fantasia, todos os tópicos do enredo se unem em um drama único, completo e muitas vezes divertido. A busca de trazer a ideia de equilíbrio dos personagens, onde muitos tem suas características representadas pela comédia, que seguem suas vidas, em seus mundos comum. Mas tudo acaba mudando quando conhecemos os traumas dos personagens, os tornando mais humanos e isso faz com que o espectador se impressione com o tipo de anime que está assistindo.  

Clannad consegue ser um anime cheio de emoções, sendo que não é atoa que é considerado um dos animes mais emocionantes pelos fãs. O anime consegue trazer grandes reflexões para quem assiste e importantes ensinamentos sobre a vida, onde podemos destacar pessoas que aparecem e podem ter um grande propósito em nossas vidas, onde também devemos dar mais valor às coisas mais simples da vida. E também como o amor e o desejo podem cruzar todos os tipos de limites. 

Topo