O design de animações japonesas, ao se destacarem, fazem ser lembradas pelos fãs mesmo depois de seu lançamento. Assim, uma das obras que apresenta muito bem essa ferramenta é Danganronpa, que trabalha em formas muito peculiares para mostrar a questão mais importante do anime, o desespero.

O design é um dos elementos mais importantes para a construção do anime. Quando bem pensado e planejado, podemos ter animações japonesas que ganham um grande destaque para os fãs. Assim, a construção do design das animações são diretamente compostas pelos cenários, as cores, os personagens, as vestimentas que eles usam e entre outros elementos que vão compor a cena.

Portanto, o design de Danganronpa consegue se destacar por retratar fielmente a estética do desespero, tema principal que o anime aborda. Por mais que o primeiro anime foi adaptado de uma visual novel, podemos ver como a representação ainda foi muito bem feita para causar um clima de tensão em algumas cenas. Os outros dois animes também conseguem trabalhar com a mesma estética mas tendo alguns pontos de diferenciação. Assim, vamos analisar como é trabalhado o design, em destaque a estética da construção do desespero, nos animes de Danganronpa.

Enredo de Danganronpa

Animado pelo estúdio Lerche, o primeiro anime de Danganronpa saiu no ano de 2013 onde, esta temporada, foi adaptada de um jogo de visual novel desenvolvido pela Spike Chunsoft. No ano de 2016, a franquia ganhou mais dois animes originais para a conclusão da narrativa.

A primeira temporada de Danganronpa, chamada de Danganronpa: The End of Hope’s Peak High, se passa na escola Hope’s Peak Academy. No colégio estudam os jovens mais talentosos em determinadas áreas. A escola tem a função de desenvolver essas habilidades e formar alunos para os mesmos se tornarem adultos mais preparados. 

Assim, acompanhamos o começo das aulas letivas no colégio. Entretanto, um imprevisto acontece no primeiro dia de aula, onde Naegi Makoto, o protagonista, é preso na escola com outros 14 alunos, que não se lembram de nada. Um urso chamado Monokuma, que é bastante sádico, aparece e fala que o único jeito deles saírem da escola é cometer um assassinato sem serem descobertos.

Portanto, quando um assassinato ocorre e a cena do crime é descoberta, um julgamento de classe acontece. Os alunos deverão discutir entre si quem é o assassino. Assim, se eles conseguirem descobrir quem matou a vítima, o culpado será executado. No entanto, se adivinharem incorretamente, o culpado deixará a escola e os restantes serão executados.

Como assistir Danganronpa? 

Protagonista Naegi do primeiro anime

Como citei antes, Danganronpa foi adaptado de um jogo de visual novel, onde a franquia tem ao total de 3 jogos que seguem a mesma proposta. Contudo só o primeiro jogo ganhou uma adaptação para anime. Assim, para concluir a história da franquia, decidiram lançar dois animes ao mesmo tempo para contar como tudo começou, e terminou, englobando então a história do segundo jogo também.

Então, vamos deixar claro a ordem das obras: Jogue Danganronpa: Trigger Happy Havoc ou assista o anime Danganronpa: The End of Hope’s Peak High. Para poder assistir os outros animes, é recomendado jogar Danganronpa 2: Goodbye Despair, mas se você não conseguir ou não tiver interesse não tem problema. Assim, os outros dois animes, precisam ser assistidos alternadamente, ou seja, primeiro, assista um episódio de Danganronpa 3: The End of Kibougamine Gakuen – Mirai-hen e depois o Danganronpa 3: The End of Kibougamine Gakuen – Zetsubou-hen e assim sucessivamente. Isso tudo eu expliquei no texto que indiquei obras que abordam grandes investigações.

O terceiro jogo da franquia, intitulado como Danganronpa V3: Killing Harmony foi lançado em 2017 que apresenta a mesma proposta dos outros dois jogos, só que é uma história a parte. A franquia também tem um jogo spin-off chamado Danganronpa Another Episode: Ultra Despair Girls.

A construção dos elementos de design em Danganronpa

Enoshima Junko

O anime de Danganronpa, desde sua adaptação e seus animes originais, conseguem se destacar com elementos que compõem a animação. Isso tudo é para retratar o desespero que é empregado na obra, e de certa forma também, a esperança, dois temas que tem bastante contraste na obra.

Assim, temos o exemplo do sangue rosa nos animes, as cenas descritas de assassinato como se fosse um formato de HQ sendo contado. Temos as mortes por punição que são até pesadas, tendo uma animação mais diferenciada neste ponto. Isso tudo de certa forma pode ser relacionado a alguns pontos da narrativa que podemos analisar. Vale ressaltar que essa análise vai ter alguns spoilers, então se você não é familiarizado com a obra, vá assistir e depois volte aqui para ler a análise.

The End of Hope’s Peak High: O que é a realidade?

No primeiro anime, os alunos são presos por Enoshima Junko na academia. Os personagens acordam e já são avisados como poderiam ser liberados daquele lugar por Monokuma. Ou seja, se eles cometerem um assassinato. Neste momento os alunos se sentem pressionados e ansiosos sobre o que pode acontecer. Então, o que mais podemos entender sobre as características criadas do design é em função do momento psicológico dos alunos que estão presos naquele lugar. 

Um dos elementos que é bastante comentado pelos fãs é o sangue rosa. O mesmo pode ser um dos fatores da loucura dos estudantes que estão presos ali. Vemos então a primeira morte da aluna Maizono Sayaka, que tem todo aquele sangue rosa no banheiro. No mesmo dia, temos a “morte” de Junko também caracterizada com sangue rosa. 

Assassinato de Maizono Sayaka

Podemos então relacionar a loucura dos alunos que estão ali presos. Tudo pode ser caracterizado pela loucura que nem a cor do sangue é real para eles já que eles estão sendo tomados pelo desespero. Podemos fazer uma diferenciação do sangue rosa com uma cena em que um dos personagens, o Togami, descobre sobre o primeiro jogo de assassinato que ocorreu na escola. Aqui, a cor do sangue é vermelha, reforçando que Togami está sã, não tomado pelo desespero.  

Outro fator que podemos relacionar ao clima do desespero criado durante a obra é as punições. São punições tão bem esteticamente elaboradas que podem estar ligadas diretamente em como os alunos presos ali vivenciam essa violência. Também podemos citar algumas cenas que são representadas como se fosse um jogo de videogame. Isso pode reforçar que aquele que comanda o jogo, no caso da Junko, junto com Monokuma, veem aqueles alunos como meros objetos que estão jogando um jogo de videogame e que podem ser facilmente controlados.  

Execução de Celes

Logo, por mais que os alunos comentam nos primeiros episódios que nunca iriam cometer um assassinato, fazem sentido eles começarem a agir. Eles estão sendo pressionados ao ponto de acharem que não vão sobreviver, ficando desesperados. Ou vão morrer por alguém, ou ficarão presos ali. 

Zetsubou-hen: A construção do desespero

Neste anime temos o começo de tudo. Ou seja, aqui é mostrado como a Junko criou todo seu plano para criar o jogo de assassinatos e fazer com que o desespero tenha se instaurado pelo mundo. No anime também vemos os personagens do segundo jogo da franquia. É mostrado então como eles eram e o que aconteceu com eles para estarem no programa do segundo jogo, onde foram construídos artificialmente. 

Nos primeiros episódios do anime acompanhamos uma aura mais amigável e familiar. Temos a professora Yukizome Chisa que tenta fazer seus alunos, com habilidades especiais, de frequentarem mais as aulas para assim criarem laços de amizade. Quem também tem mais destaque é a personagem Chiaki Nanami, que começa ser o elemento principal para que essa amizade entre seus colegas de classe funcione.

Nanami Chiaki. Enquanto Junko é o desespero, Nanami é a esperança.

Entretanto, por mais que aqui temos um clima mais amigável, começamos a ver os pequenos indícios do desespero se instalando na academia, ainda mais nos estudantes, amigos de Nanami, que são os personagens principais para o conflito acontecer. Aqui, como por exemplo, temos o nariz de Teruteru sangrando rosa, ou até cenas relacionadas ao trabalho da Junko, mostra que o desespero está sendo imposto na academia. 

Então o desespero explode quando temos a cena do primeiro jogo de assassinato que Togami vivência depois, que eu já citei. O que assistimos aqui são personagens atacando uns aos outros, onde o sangue rosa tem a presença. Mais uma vez, temos a sensação do desespero sentido pelos alunos. É uma cena total de violência, sendo até uma das mais fortes do anime. 

Morte de Nanami

E outra cena forte do anime que tem uma simbologia muito importante é a morte de Nanami. A garota é especializada em videogames e basicamente, Junko cria um labirinto para a garota, onde a mesma acaba sendo atacadas algumas vezes por objetos cortantes, como se fosse um avatar de um jogo. Assim, ela morre. Esta morte da Nanami no anime é basicamente a morte da esperança para assim, a ascendência do desespero

Mirai-hen: A presença do desespero 

Na terceira parte do anime, finalmente temos a conclusão da narrativa de Danganronpa. Portanto, os personagens vão participar de mais um jogo de assassinato onde aqui, já temos uma realidade diferente. Os personagens que conseguiram sobreviver dos outros animes agora estão em um mundo totalmente tomado pelo desespero. Então, podemos concluir que eles têm total consciência do mundo que vivem. 

Desta forma, já temos um design ligado totalmente ao desespero. O sangue aqui é realista, ou seja, vermelho. Isso se dá porque os personagens sabem o mundo que eles vivem, onde não conseguem ignorar que o desespero comanda, então não tem a loucura e a ansiedade dos personagens como os outros dois animes. 

Sangue vermelho

Por mais que o desespero não seja então algo novo para os personagens, nem para gente, ainda temos mais um anime com cenas bastantes pesadas que remetem a loucura. O anime mais uma vez tem cenas de violência, sangue, traições, onde de certa forma, só dá mais forma ao desespero outra vez. 

O clima de desesperança entre os personagens é tão grande que, em vez deles se juntarem e acharem uma solução juntos, é mais fácil para os personagens lutarem entre si. E de certa forma isso também dá espaço para os personagens mostrarem suas habilidades.

A construção do desespero em Danganronpa 

Nagito Komaeda e Nanami

O desespero de Danganronpa com certeza é o que faz a trama dos animes e dos jogos andarem. Mesmo que achamos absurdo algumas cenas, falas e discursos como as do personagem Nagito Komaeda que, mesmo parece exaltar o lado bom, ele acaba exaltando uma falsa esperança e de certo modo, está ligado ao desespero. Isso tudo está interligado com o que ele está sentindo, que é uma junção de sentimentos negativos ligado a angústia e a desesperança.  

Assim, a criação do design que compõem as cenas do anime só fortalece a mensagem que o anime quer passar de loucura, alucinação e desespero. Isso então de certa forma acaba se destacando positivamente, criando cenas que fortalecem esse tom de loucura e violência. Danganronpa então se destaca quando pensamos em animes com bons designs. 

Por mais que a adaptação do anime e as obras originais não tenham agradado os fãs das visual novel, não podemos negar como as cenas de violência foram muito bem animadas. Em suma, conseguimos enxergar uma imagem clara de como o desespero é uma praga, tendo ligação diretamente com a violência que os personagens vivenciam. E por mais que tenhamos diferentes formas de mostrar o desespero nesses três animes, Danganronpa ainda vai ser um anime violento e cheio de sangue. 

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