Animado pelo estúdio Doga Kobo e lançado no ano de 2014, Gekkan Shoujo Nozaki-kun conta, de uma forma divertida, as dificuldades que a protagonista Sakura passa por estar apaixonada por seu colega da escola, Nozaki.

Lendo a sinopse, parece um anime comum que segue as ideias da demografia shoujo, mas não é bem assim. O anime de Nozaki-kun traz as questões do romance escolar de uma forma paródica.

Além do romance de Sakura e Nozaki, temos outros personagens na história que possuem personalidades bem escrachadas para mostrar então a ideia do clichê do shoujo e portanto, tornam a obra mais divertida. 

Assim, vamos analisar o anime e como ele consegue contar uma história simples de uma forma criativa. Como a trama consegue representar os clichês do shoujo de uma forma divertida, como seus personagens são interessantes para obras e entre outros elementos.

Vale ressaltar que, além de Gekkan Shoujo Nozaki-kun trazer essa comédia romântica, o anime traz alguns elementos para criação de mangás e como eles são publicadas em revistas. Não chega a ser o foco principal, como no anime de Bakuman, mas você consegue aprender um pouco também com este anime.

Um pouco sobre “Gekkan Shoujo Nozaki-kun”

Falando sobre a história do anime, Gekkan Shoujo Nozaki-kun, ou Monthly Girls’ Nozaki-kun, trata-se da rotina de Sakura Chiyo, uma estudante do ensino médio e ela acaba se declarando para seu colega, Nozaki Umetarou

Além de ser um estudante, Nozaki também é mangaká e escreve para uma revista de mangás shoujos. Então, quando Nozaki escuta a declaração de Sakura, por ser também um garoto bem avoado, ele acha que Sakura está dizendo que ela é fã das histórias dele e então entrega um autógrafo seu. 

Sakura, em seguida, acaba passando por uma série de maus entendidos até que ela acaba se tornando a assistente de Nozaki para ajudar ele a escrever as histórias de seus mangás. 

Autografo de Nozaki que dá a Sakura no primeiro episódio

Portanto, começando algo novo em sua rotina, Sakura acaba conhecendo novos amigos onde, alguns, são conhecidos de Nozaki. Esses colegas acabam se destacando na escola e no dia a dia da garota, sendo bem peculiares.

Desta forma, Gekkan Shoujo Nozaki-kun segue de uma forma episódica a rotina de Sakura. Ela na escola, e também os esforços que ela faz para ajudar Nozaki com seu mangá. Ela também espera que Nozaki acabe percebendo seus sentimentos. 

Os elementos comuns em histórias de anime shoujo

A clássica cena do casal dividir o guarda-chuva… Só que não!

Para quem gosta de acompanhar animes do gênero romance, ainda mais escolares, já é acostumado a encontrar certas ocasiões e cenas comuns em diversos animes deste tipo. Você também encontra a mesma personalidade criada para certo personagem em diversos outros animes da mesma demografia.

Por exemplo, temos aquele personagem popular, que às vezes pode ser delinquente, e a garota inteligente que não tem nenhum amigo. É claro que ela vai se apaixonar pelo garoto popular e vai passar por algumas dificuldades até ela conseguir declarar o que sente.

E sobre cenas comuns em animes do gênero escolar… Você já deve ter visto a clássica cena que o casal precisa dividir o guarda-chuva já que um deles esqueceu em casa. Os dois personagens ficam com vergonha porque as pessoas que vão ver eles na rua vão achar que ambos são um casal.

Como já disse em alguns textos meus sobre clichês, a criação destas cenas e personagens são uma fórmula que acaba dando certo, que o público gosta. Então, o clichê em animes shoujos necessariamente não são ruins, mas acabam se tornando ultrapassados. Então, os autores procuram reformular essas ideias de uma forma criativa. 

Estes elementos em Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Nesse episódio, Nozaki tenta de várias formas levar Sakura para casa sem ela se molhar, oferecendo até o próprio corpo (como na imagem).

Então, é isso que Gekkan Shoujo Nozaki-kun propõem em seu anime. O autor pega essas “fórmulas” que são comum em animes shoujos e traz de uma forma bem paródica. Por isso que é interessante de acompanhar. 

Voltando com o exemplo da cena do guarda-chuva que acaba tendo no anime. Nozaki e Sakura estão dividindo o guarda-chuva. Já é engraçado porque Nozaki é muito mais alto que o normal. Sakura ficando molhada porque ele se atrapalha todo para segurar o guarda-chuva.

Portanto, é uma situação comum que tem em muitos animes shoujos só que em Nozaki-kun, a cena tem todo um teor cômico já que é uma paródia. Encontramos muitas outras cenas assim no anime que então, a história consegue seguir a comédia muito bem.

Uma das cenas mais clássicas do anime que aparece na abertura.

Por mais que tem esses momentos para deixar bem claro que estamos assistindo um anime que trabalhe com cenas que tendem a brincar com as fórmulas de anime shoujos, a ideia do mangá shoujo feito por Nozaki durante o anime reforça isso.

Explicando melhor, estamos assistindo um anime de romance que, mais uma vez falando, faz paródias de animes shoujos, e dentro da história, Nozaki está fazendo um mangá shoujo. Então, quando Sakura é chamada para ajudar Nozaki a criar o mangá, os dois tem que criar situações do cotidiano de histórias shoujo.

Assim, temos esse contraste. As cenas que acontecem em animes e mangás shoujos que são fofas e românticas, e a realidade, que Sakura acaba passando com Nozaki, onde só temos que reforçar em nossas mentes: Nem todos as histórias de romance são como a vida real.

Os personagens do anime e suas personalidades peculiares

Como falei acima, além da criatividade de contar a história do anime, Gekkan Shoujo Nozaki-kun consegue ainda nos trazer personagens divertidos de acompanhar e que acabam tendo personalidades bem caricatas, ou seja, personalidades que, de certa forma, são cômicas ou forçadas a certo estereótipo. Mas os personagens tem um motivo para serem assim.

Outro fator sobre os personagens, é que alguns são mostrados de um jeito mas na verdade não são exatamente como achamos que são. Podemos achar que o personagem é todo seguro de si, mas na verdade, tem toda uma insegurança. 

O anime então nos traz também uma ideia de quebra de expectativa sobre as personalidades dos personagens, e isso acontece com a grande maioria com os personagens secundários que falarei mais para frente.

Os personagens principais

Sakura Chiyo, a protagonista romântica e imaginativa

Falando então um pouco sobre os personagens que aparecem na história, comentaremos sobre os principais primeiramente. Começando com Sakura, a protagonista do anime.  Ela é uma garota empolgada e inteligente, mas com uma imaginação muito fértil. Sakura é típica protagonista de anime shoujo mas suas características vão muito além.

Sua imaginação ajuda a ter aquela ideia de que ela espera que seu romance com Nozaki seja parecido com histórias shoujos que ela leu, mas tudo acaba sendo diferente. Ela faz de tudo para Nozaki, mesmo por algum momento, notar ela. As coisas acabam acontecendo de um jeito diferente do que ela planeja, trazendo esse lado cômico da história.

Nozaki Umetarou, o ponto fora da curva.

Nozaki é então o ponto fora da curva. Não sabemos o que esperar dele, já que ele chega a ser tão sério e óbvio, que às vezes parece bobo, mas isto o torna engraçado de acompanhar. 

Tudo que é ligado a romance, Nozaki parece ser interessado, como qualquer protagonista de anime shoujo. Mas na verdade, ele é interessado, não porque ele está apaixonado, e sim porque ele gosta de pegar referências para sua história. Quando ele está escrevendo seu mangá, suas ideias para o romance, muitas vezes, parecem exageradas, voltando então a questão do clichê em histórias shoujos. 

Outros personagens

Mikorin, o delinquente nem tanto delinquente assim

Falando dos outros personagens que compõem a obra, temos Mikoto Mikoshiba, ou Mikorin. Ele também é assistente de Nozaki. Ele é o típico personagem bonito que todos as garotas são apaixonadas por ele. Só que, fugindo da realidade do shoujo, ele tem uma atitude tímida e tsundere. Ele até flerta com garotas, mas acaba depois ficando com vergonha e foge. É depois mostrado que a personalidade de Mikorin é a inspiração para personagem feminina do mangá de Nozaki.

Kashima Yuu, a mais popular entre as garotas da escola

Outro personagem que segue a ideia de ser “o mais bonito da escola”, só que na verdade é uma personagem feminina, é Kashima Yuu. Ela é popular com as alunas e flerta até com elas. Kashima tem uma personalidade bem principesca. muitas vezes chamando as garotas da escola de “hime” (tradução: princesa).

Masayuki Hori, talvez o mais sensato da história toda.

E temos Masayuki Hori, talvez o mais normal dos personagens da obra, ele também é assistente de Nozaki e é presidente do clube de teatro, o mesmo de Kashima Yuu. Ele então é encarregado de cuidar da garota, que sempre está se metendo em confusões. Fica sugerido que ambos se gostam. 

Yuzuki Seo. A personagem delicada por conta de seu canto, mas na verdade é grosseira. Na legenda: “Eu não sou muito perfeita?”

Outra personagem feminina interessante de comentar é Yuzuki Seo, parece ser uma garota normal e ela é reconhecida por ter uma bela voz e participar do clube de coral. Só que na realidade, ela age por impulso e ofende as pessoas facilmente. Todos reconhecem sua voz e a chamam de “Lorelei”, mesmo muitos não sabendo quem ela exatamente é. 

Wakamatsu Hirotaka, parece seguro sobre si mesmo, mas não é tanto assim.

E por fim, Hirotaka Wakamatsu, ou Matsu, ele é jogador do clube de basquete. Parece que ele é um personagem confiante de si, só que depois nos é mostrado que ele é bem inseguro. Ele já jogou uma partida de basquete contra Seo e ficou ofendido com que a garota disse a ele, até não conseguindo dormir. 

Os dois vivem uma relação de amor e ódio, já que Waka se apaixonou pela voz de Lorelei, mas ele tem medo de Yuzuki Seo, só depois ele descobre que as duas são a mesma pessoa. 

A inovação de Nozaki-kun

Gekkan Shoujo Nozaki-kun acaba sendo um anime necessário. É uma trama criativa, que traz elementos que já vimos em muitas obras shoujo só que de um jeito inovador. Ele tem uma proposta inteligente de trazer que, os personagens trabalhem em um mangá shoujo para ter esse contraste do que é real e o que é apenas história.

Além da criatividade de sua trama, o anime de Nozaki-kun traz personagens interessantes onde, cada um tem sua característica estereotipada, que é comum em histórias shoujos, mas extrapolam, de modo positivo, de um jeito criativo. Já outros personagens parecem que, primeiramente, são de um jeito, com personalidades bem comuns que podem ser encontradas em animes de romance, mas acabam demonstrando de outro jeito no decorrer do episódio.

Portanto, para aqueles que gostam de animes da demografia shoujo, dê uma chance a Gekkan Shoujo Nozaki-kun. Ou só para aqueles que curtem uma comédia romântica, esse anime consegue agradar qualquer espectador. 

O anime foi adaptado do mangá, com o mesmo título, que está sendo lançado pela Gangan Online, da revista Gangan Comics. A história é escrita e ilustrada por Tsubaki Izumi e seu mangá ainda está em lançamento. Já o anime, possui apenas uma temporada com 12 episódios que pode ser vista na plataforma da Crunchyroll.

Topo