Um dos animes mais conhecidos de esportes, Haikyuu!! possui 3 temporadas completas e terá sua quarta temporada lançada em 2020. 

Ontem (23) foi divulgado um trailer para duas OVAs que ainda vão ser lançadas antes da temporada nova do anime. A OVA irá mostrar as qualificações de Tóquio, onde terá as disputas para três vagas para o torneio das nacionais.

Haikyuu OVA “Land vs Sky” Trailer

Haikyuu conta a história de dois estudantes que entram na mesma escola depois de se enfrentarem anos atrás em um torneio. Kageyama é experiente porém é arrogante e não consegue jogar em equipe. Já Hinata, tem talento, mas não tem técnica no esporte. Então, os dois vão precisar treinar juntos para conseguir fazer o time do colégio, Karasuno, virar campeão, o que eles já foram um dia.

Trailer da 4º temporada de Haikyuu

O gênero de esporte nos animes, as vezes, afastam muito os fãs. Porém, um dos grandes sucessos foi Kuroko no Basket (2012), anime de basquete. Muitas obras tentam trazer uma proposta diferente de anime ligado ao esporte mas acabam falhando em conquistar os espectadores.

Entretanto, Haikyuu tem tanta fama entre os fãs de animes que finalmente a obra conseguiu sua tão esperada 4º temporada. Mas afinal, como anime consegue fazer tanto sucesso? 

Time Karasuno, time principal do anime de Haikyuu. Na imagem, Hinata no ar, pulando ao meio, com a mão levantada como se estivesse indo atrás da bola
Time Karasuno (Haikyuu)

Haikyuu não apresenta um esporte diferente, porém, traz uma proposta que prende os fãs com os episódios,onde você não consegue parar de assistir. Haikyuu mostra jogos emocionantes de vôlei e personagens em que você acaba criando um grande afeto por eles.

Primeiramente, Haikyuu é um anime escolar

É importante ressaltar o sucesso dos animes escolares, tanto no Japão e tanto fora. Assim sendo, a  retratação da vida escolar em Haikyuu é sincera e realista. 

Mesmo com o time de vôlei, os estudantes precisam manter suas notas boas. Por assim ser, o  anime não foca 100% em vôlei. Os personagens tem seus problemas rotineiros, dos estudantes passando seu ensino médio, como notas escolares, relacionamentos… Isso é um ponto positivo, pois só aumenta a verossimilhança do tema escolar.

Hinata, personagem principal de Haikyuu, com uma bolsa e seu uniforme preto. A característica física que sobre sai é o cabelo laranja
Hinata (Haikyuu)

Bem como, outro fator que deixa toda a história escolar mais melodramática é que os estudantes do 3º colegial estão em seu último ano na escola. Mesmo que não seja um grande problema, o jeito que retratam esse tema, sobre os últimos dias dos estudantes, que seja em qualquer anime escolar, consegue deixar espectador com o coração apertado.

Em tela preta, dividida em 4, Hinata, Kageyama, Nishinoya e Rynosuke, personagens de Haikyuu, do time de vôlei, sentados na carteira, com feições preocupadas
Os 4 personagens (Hinata, Kageyama, Nishinoya e Ryunosuke) tensos com suas notas escolares

Então, juntamente com os personagens, esses motivos só fazem com que os fãs torçam para que Karasuno ganhe o campeonato. A questão da despedida dos alunos do 3º ano, a vontade que os outros personagens tem de ganhar o campeonato e a dureza de que a Karasuno ter virado um time fracassado…. São questões pequenas, do universo escolar, mas acaba trazendo mais drama e emoção para a história.

Construção de Personagem

Um dos fatores mais poderosos de uma história é quando o personagem tem seu desenvolvimento na obra. Isso só mostra o motivo em que ele está ali e que ele merece estar na história.

Haikyuu, além de trazer partidas emocionantes, ainda nos apresenta personagens que nos conquistam. Você pode gostar de um ou outro no começo mas no fim, acaba tendo um carinho por todos que apenas quer cuidar deles a todo custo.

Tsukishima, um dos jogadores do time da Karasuno, com óculos de grau, soando, encarando
Tsukishima (Haikyuu)

Cada personagem tem seu medo e suas inseguranças, muitas vezes ligado ao sonho do vôlei. Alguns apresentam seus sonhos que podem ser até rasos e inseguranças que necessariamente não são grandes problemas, mas a retratação é tão bem construída junto com o drama, que se cria uma grande empatia pelos personagens.

A junção do conflito escolar, sonhos e insegurança nos traz uma combinação melodramática que qualquer fã se emociona e acaba tendo um personagem ou outro como favorito.

O esporte em Haikyuu: Vôlei

Em Haikyuu, o anime segue as regras do vôlei a risca, e esse é um dos pontos mais legais no anime. Deparamos com tantos animes que apenas apresentava o esporte de uma forma tão simples e rasa que acaba não tendo aquela emoção ao acompanhar a obra.

E com a retratação do vôlei, a animação consegue ser muito boa. O estúdio Production I.G. nos dá uma animação perfeita para as partidas de vôlei que faz você sentir que está assistindo uma partida na realidade. 

Hinata, no ar, preparado para cortar a bola para o time adversário

O anime consegue trazer tanta emoção na partida que não tem como você não sofrer junto. E um dos fatores é essa animação. Pegando cenas do mangá, o estúdio conseguiu transforma-lás em cenas superiores que causam ainda mais tensão ao jogo que você está assistindo.

Por ter bastantes jogadores inexperientes, como o próprio protagonista, Hinata, a primeira parte do anime chega a ser um pouco mais lenta, focando mais nos treinamentos dos personagens e amistosos com outras escolas, mas isso não chega a ser um ponto negativo, você também se prende com a história, e esse fator só torna mais realista a história do anime.

nishinoya, se jogando no chão, tentando impedir que a bola de vôlei caia no chão. Os outros jogadores atrás, encarando a cena
Nishinoya (Haikyuu)

Outro fator é o tempo de cada partida. Às vezes pode durar, 1 ou 2 episódios. Outras, até uma temporada. Mas cada partida tem seu tempo certo, de acordo com o nível de drama de cada partida que os alunos da Karasuno enfrentam.

Então, na terceira temporada, Karasuno enfrenta um dos times mais poderosos do torneio entre escolas, a academia Shiratorizawa. Sim, toda a partida dura os 10 episódios da temporada, e não chega a ser arrastado, longe disso, ele tem seu tempo perfeito.

Cada episódio que passa você grita junto com os personagens, e esse é um dos momentos mais legais do anime: o fã se vê torcendo, gritando junto, sofrendo junto com o time da Karasuno. 

E você não cria apenas empatia apenas pelos personagens da Karasuno, e sim, acaba gostando de outros times e outros personagens. Como Oikawa, do time da escola Aoba Jousai, é um dos personagens favoritos entre os fãs de Haikyuu. 

Oikawa, personagem do anime Haikyuu, olhando para frente, sorrindo. Ele usa o uniforme branco com algumas partes de um tom verde água, que é da escola Aoba Josei
Oikawa (Haikyuu)

Cada personagem na obra, além do time da Karasuno, tem seus problemas e suas inseguranças, afinal, eles também são humanos.

Outros tipos de anime de esporte para dar uma chance

Haikyuu tem seu grande sucesso e isso é um fato. Mas mesmo assim, os animes de esportes voltam a afastar os fãs. Por outro lado, alguns animes ainda conseguem trazer uma proposta de história bacana mesmo que diferenciada.

Como Ballroom e Youkoso (2017), um anime de dança de salão que sim, é considerado um anime de esporte. Conta a história de Fujita Tatara que não tinha nenhum objetivo na vida, até se apaixonar pela dança de salão. É outro anime que retrata a risca as regras do esporte. Você aprende com o anime, e vê os contratempos de Tatara sendo levados para um lado dramático. 

Na imagem, Tatara e Chinatsu, personagens do anime Ballroom e Yousoko, dançando dança de salão
Ballroom e Youkoso (Bem vindo ao Ballroom)

Por Tatara ser totalmente inexperiente na dança de salão, você sofre junto com o personagens as inseguranças dele e também aprende como funciona as regras e os torneios de uma dança de salão.

Outro anime que a maioria dos fãs de Haikyuu também gosta é Free (2013), animado pelo estúdio Kyoto Animation. Ele segue mais um perfil slice of life e comédia, que retrata o esporte natação. É sobre o protagonista Haruka, que sempre gostou de água. No ensino médio, ele forma o clube de natação com os outros personagens.

Poster do anime Free. Os 5 personagens principais da obra. Rin, Haruka, Makoto, Nagisa e Rei
Free! (2013)

Free é um anime que gira em torno da amizade e não leva tanto a tensão da competição como Haikyuu leva, então, é mais um anime de cotidiano em que você assiste e acaba se divertindo com os personagens. Free possui 2 temporadas e 2 filmes. Seu terceiro filme tinha previsão de sair para 2020, porém, com o incidente do estúdio da Kyoto, ainda não se tem certeza quando ele irá lançar. 

Outro anime do estúdio Kyoto Animation de esporte, é Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu. Que é sobre Minato Narumiya, que jogava arco e flecha japonês no ensino médio mas por conta de um incidente, ele acaba fugindo do esporte. Minato acaba conhecendo novos amigos, e por assim sendo, ele acaba entrando para o clube de tiro com arco da sua escola.

Anime tsurune. Na imagem, Seiya, Masaki, Minato, Nanao e Kaito encarando o alvo
Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu

Vários animes escolares que seguem para o lado do esporte tem a tendência de retratar os personagens tentando participar dos torneios entre escolas, e assim, Tsurune não é diferente. Ele pode ser um anime que segue um ritmo lento mas é uma outra história que tem uma boa construção de personagem. Ainda mais que a Kyoto Animation consegue trabalhar muito bem a história dos personagens em um ritmo mais leve e de comédia, tanto em Tsurene e tanto em Free.

Por fim, um dos animes mais famosos de esporte, como citei acima, é Kuroko no Basket. Possuindo 3 temporadas, várias OVAs e filmes, Kuroko alcançou seu sucesso entre os fãs de anime. É uma obra que retrata o esporte basquete, que conta a história de Kuroko Tetsuya, garoto de 16 anos, o sexto membro (fantasma) da “Geração dos Milagres”.

Time do anime Kuroko no Basket
Kuroko no Basket

Outro anime que retrata muito bem os jogos de campeonato entre escolas. Além de focar muito nas amizades dos companheiros de time. Entretanto, não chega a ser um anime tão realista como Haikyuu. O anime retrata sobre habilidades especiais que os jogadores possuem, algumas podem até fazer sentido, mas outras acabam tirando o realismo da obra. 

Conclusão: Haikyuu merece sim todo esse sucesso

Mesmo sendo um anime de esporte, Haikyuu merece ter uma chance entre os fãs de anime. Além de retratar os jogos de vôlei de uma forma totalmente realista, ele sempre te dá emoção ao assistir, como se realmente estivéssemos vendo uma partida de vôlei e torcendo para seu time favorito, que no anime, é a escola Karasuno.

Em uma das cenas mais emocionantes do anime, Tsukki com a mão esquerda levantada, de frente para a rede de vôlei. De costas, ele comemora o ponto que fechou o set
Tsukki em uma das melhores cenas de Haikyuu

Além dos jogos, é muito bem retratado a vida cotidiana dos personagens na escola, o que dá mais realidade a obra. Também, é mostrado as inseguranças dos personagens sobre o vôlei, o que torna ainda mais emocionante a obra.

Os estúdios de anime estão tentando investir mais em obras de esportes e até as revistas de mangás tentam trazer mais sobre esse tema. Entretanto, muitos fãs ainda passam longe do gênero.

Imagem de poster. Hinata mais acima, tentando alcançar provavelmente a bola. Kageyama do seu lado esquerdo, com a posição de que acabou levantar a bola para o Hinata

Em conclusão, começar a assistir Haikyuu é um grande passo para se aventurar no gênero de esporte. O gênero chega a ser tão abrangente que podemos até considerar um jogo de cartas (exemplo, anime Chihayafuru) como um gênero esportivo. 

Haikyuu é um anime adaptado do mangá feito por Furudate Haruichi, publicado na revista Shounen Jump. Todas as 3 temporadas e os 2 filmes estão disponíveis na plataforma de anime Crunchyroll.

Topo