“O jogo do amor”. Anime de comédia que nos apresenta uma grande batalha entre dois personagens que buscam criar situações para seu rival se declarar. Kaguya-sama nos traz cenas tão simples mas que, usando alguns elementos diferentes, assistimos uma grande guerra entre Kaguya e Shirogane, os personagens principais da obra.

Anime lançado em 2019, Kaguya-sama: Love is War é uma obra adaptada de um mangá escrito por Akasaka Aka que é publicado na revista da Young Jump. O anime foi adaptado pelo estúdio A-1 Pictures que contou com 12 episódios. Sua segunda temporada já se encontra em lançamento.

Assim, é interessante analisar como é pensado essa obra, os elementos que são utilizados, desde a narrativa e as técnicas de animação para construir um anime que entretém o público. O anime ainda brinca com o clichê de obras românticas, tentando ridicularizar essas “fórmulas” para o alívio cômico. É então um ponto positivo da obra, sendo que não é atoa que conseguiu agradar bastantes fãs de animes. 

Enredo de “Kaguya-Sama: Love is War”

Seu título original, Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen (tradução: Kaguya quer ser confessada: A guerra dos gênios de amor e cérebros), é uma série seinen que foca na rotina de Shirogane e Kaguya, que buscam criar situações para um e outro, para possivelmente um deles acabarem se confessando, sendo as situações mais estranhas e talvez até simples possíveis.

Shinomiya Kaguya é herdeira do maior e mais rico conglomerado do país, ela é vice-presidente do grêmio estudantil. Já o presidente, Miyuki Shirogane, mesmo vindo de uma família de classe média, ele conseguiu uma bolsa na escola Suchiin através de suas notas excepcionais. No conselho estudantil, também temos Chika Fujiwara, que é a secretária, e Yu Ishigami, o tesoureiro.Temos também Miko Iino, que é estudante do primeiro ano que não chegou a aparecer na primeira temporada do anime.

Personagem Chika Fujiwara: personagem que ficou bastante marcada pelas suas cenas e pela sua ending do anime dançando

Tendo em vista como os estudantes do grêmio estudantil chegam a ser importantes, os alunos da escola Suchiin tem forte admiração por quem então compõem o mesmo, assim também, até considerando que Shirogane e Kaguya, os principais do grêmio estudantil, estejam em um relacionamento amoroso.

Entretanto, primeiramente, os dois não se suportam. Só que como o trabalho do grêmio estudantil requer que ambos trabalhem tanto tempo juntos, os dois acabaram se apaixonando. Só que nem tudo é tão fácil assim. Tanto Kaguya, como Shirogane, não estão dispostos em admitir seus sentimentos e confessar para o outro.

Assim, ambos orgulhosos, e achando que, se confessar é um sinal de fraqueza, eles acabam transformando esse amor em uma guerra. Portanto, os dois dedicam grande parte de seu tempo na sala do grêmio estudantil para criar estratégias para fazer o outro confessar seu amor primeiro. 

Os elementos usados no anime para compor sua narrativa

Kaguya-sama consegue nos trazer já uma proposta bem inovadora para uma animação japonesa, já que muitos animes de romances que encontramos, ainda busca trazer elementos mais comuns, não que isso seja um ponto negativo. Só que, por Kaguya-sama ser um anime de comédia, ele necessita trazer uma proposta diferente para a narrativa para o gênero de romance.

Então, como o nome já nos traz a proposta da série, o amor é uma guerra, a ideia é criar situações que pareçam que esses dois personagens realmente estejam em uma guerra, mesmo que vivenciem situações comuns. O interessante do anime é que esses elevem essas cenas comuns para algo mais exagerado, assim, trazendo elementos para compor essas cenas. 

O uso do narrador

Tradução: “Conflito! É inevitável neste mundo”

O primeiro fator que podemos citar é a presença de um narrador. O uso de um narrador para a história, independente de qual gênero de ficção seja, pode ser bastante arriscado, mas Kaguya-sama consegue trazer ele no ponto certo. Com a proposta de trazer mais dramaticidade, mesmo de uma forma cômica, a essas cenas, o narrador começa a narrar essas situações como se fosse alguma luta ou alguma guerra entre Kaguya e Shirogane

O narrador também ajuda a explicar os planejamentos que ambos personagens fizeram minutos atrás para estar nessa situação, parecendo que ele está citando os planos que os personagens prepararam para essa grande partida que está para acontecer. Outros momentos interessantes é quando você, espectador, está assistindo, acreditando fielmente em uma situação, e o narrador apresenta outra “carta” que foi plantada pelo personagem, mudando totalmente a situação do jogo.

Além do mais, o tom da voz do narrador é certeiro para a criação desses momentos de tensão entre os personagens, fortalecendo o lado da comédia. O narrador ajuda a criar essas cenas à um tom absurdo para divertir e fazer o espectador rir nestes momentos. 

A paleta de cores do anime

Outro ponto é a cor que é usada em algumas cenas para a representação da personalidade do personagem naquele momento. No site da youtuber Gabi Xavier, isso é explicado melhor no texto sobre o anime sobre cores e personalidades. Mas resumindo, cada cor específica, bem marcada, consegue revelar os sentimentos das personagens. 

Assim, essas cores acabam sendo específicas de cada personagem, como o vermelho para Kaguya. Ao estudar a psicologia das cores, podemos perceber como as cores influenciam nas emoções e nos sentidos de quem as percebe. Para mais interesse, já falei até um pouco sobre as paletas de cores usadas em animes aqui no site. Mas voltando a Kaguya-sama, o vermelho sobre Kaguya reflete a paixão, amor ou até ódio. Assim, dependendo da situação que estamos assistindo, a cor vermelha vai diferenciando em seus tons para representar esses três temas. Como a Gabi Xavier explica, “O vermelho sozinho ou combinado com rosa pode simbolizar o amor. Ao lado do preto, ódio. Kaguya, quando dando vazão – sem querer – aos sentimentos por Shirogane, pode ser vista contornada por um suave rosa unido do seu predominante vermelho. O resultado é claro: amor”.

O vermelho mais claro, também com um rosa mais delicado, remete ao amor de Kaguya por Shirogane

Já analisando a paleta de cores de Shirogane, sendo totalmente oposto a de Kaguya, é trabalhado os tons de azuis. Enquanto o vermelho dá a ideia de uma cor quente, a azul é fria. Essa paleta trabalhada a Shirogane nos traz uma ideia de inteligência quando é trabalhado com o branco. “ Ao mesmo tempo, combinando tons de azul com preto e cinza, chegamos em uma paleta de cores que simboliza introversão. E o que mais é o jovem Shirogane, líder do conselho estudantil e aparentemente imponente”

Desta forma, o uso dessas paletas de cores ajuda a criar o clima entre os dois personagens ao interagir nesses momentos de “conflito”. As cores são bem marcadas, ainda mais nesses momentos que os dois começam a interagir. Isso ajuda a demonstrar cada pensamento e sensação dos dois personagens naquela cena. Para a análise completa das cores de outros personagens eu indico fortemente ler este texto da Gabi Xavier que é bem explicado. 

O clichê de animes de romance

Já comentei algumas vezes de animes que gostam de brincar com os clichês de certos gêneros, ou seja, eles acabam reformulando essas fórmulas em seu anime, acabando zoando com as mesmas, trazendo então o teor cômico. Já fiz uma grande análise de como isso é trabalhado no anime de Gekkan Shoujo Nozaki-kun, outro anime bem criativo como Kaguya-sama. Ambos então acabam trabalhando com essa fórmula paródica de “fórmulas de romance” em seus animes. 

Kaguya e Shirogane se gostam, assim, eles passam por situações, onde elas são milimetricamente calculados pelos ambos personagens. Assim, muitas vezes, essas cenas acabam sendo lembradas de “momentos clichês” que encontramos em outros animes. Só que, em Kaguya-sama, acaba sendo totalmente exagerado, podendo dar errado, com o propósito, claro, de ser totalmente cômico. 

E o interessante é que os episódios são bem episódicos, ou seja, não segue uma história que trabalha um conflito em vários episódios. Assim muitas vezes acontece do anime nos apresentar mini arcos durante apenas um episódio só, sendo então um anime muito mais “rotineiro”. Portanto, acompanhamos várias situações dos personagens que muitas vezes conseguimos identificar em outros animes do gênero de romance ou até da demografia shoujo, e como são vários “casos” desse tipo, acabamos entrando em uma grande imersão, se divertindo e se identificando.

Vou dar um dos maiores exemplos que também dei no meu texto de Gekkan Shoujo Nozaki-kun: a cena do guarda-chuva. Os dois animes têm um episódio que mostra uma cena que você já deve ter visto em outro anime de romance, em que um dos personagens esquece o guarda-chuva em casa e começa a chover, assim, o futuro casal vai ter que dividir o guarda-chuva, podendo ser visto por outras pessoas como algo romântico. 

Nos dois animes, isso é levado totalmente para o lado cômico. Em Nozaki-kun, Nozaki tenta de várias formas levar Sakura para casa sem ela se molhar, oferecendo até o próprio corpo como um escudo. Já em Kaguya-sama, é bem mais exagerado. No começo, realmente parece que apenas o guarda-chuva foi esquecido. Só que tudo começa a virar um jogo de estratégia para fazer um ou outro ceder de aceitar a carona que Kaguya poderia dar a Shirogane, ou seja, ou Kaguya oferece uma carona a Shirogane, ou Shirogane pergunta se Kaguya não poderia dar uma carona a ele, já que está chovendo. 

Tradução: “Poderia algo tão facilmente influenciar seu amor verdadeiro?”

Nenhum quer ceder e perguntar, pois são muito orgulhosos. Só que aos poucos vamos percebemos que ambos estavam planejando esse momento muito antes de sair de casa. Eles olharam a previsão do tempo e viram que iria chover e se prepararam para essa ocasião. Tudo é calculado pelos dois personagens, virando algo totalmente absurdo e tenso naquela cena. Só que no fim, claro que nada segue os planos. Shirogane vai embora com sua bicicleta, molhando Kaguya e deixando ela com uma forte gripe mais tarde. 

O que esperar da segunda temporada de Kaguya-sama?

A segunda temporada de Kaguya-sama Love is War foi confirmada em 2019 e está lançamento nesta temporada de Primavera. Ela pode ser assistida e acompanhada pela plataforma da Crunchyroll

Assim, podemos esperar mais cenas que nem da primeira temporada, mais episódicas, mas com a mesma proposta e teor de comédia. Só que também, o que deu para entender, o anime vai adaptar o arco das eleições do grêmio estudantil da escola Suchiin.

Assim, a segunda temporada vai seguir realmente a proposta da primeira temporada, sem nenhuma novidade, mas também, tentando trabalhar um pouco na profundidade de seus personagens, já que o mangá futuramente trabalha. Mesmo sendo um anime de comédia, é interessante aprofundar seus personagens, como Kaguya, na primeira temporada, que teve uma cena delicada no final da temporada.  

Concluindo, para você que gosta de um anime de comédia e até romance, dê uma chance para Kaguya-sama Love is War. Ele tem uma proposta bem interessante, tentando inovar com sua proposta, trabalhando com esses dois gêneros, brincando com as “fórmulas” de animes conhecidos de romance, e fortalecendo sua narrativa com alguns elementos que analisei em cima, adaptando uma ótima obra. 

Kaguya-sama ainda é um anime para quem não está em busca de ver uma obra tão detalhada. Não quer dizer que é uma obra simples, é só uma obra que foca mais em situações do momento. Mas o anime claro não deixa de lado alguns momentos sérios para focar em seus personagens, quebrando o clima de comédia, mas que é positivamente construído. Assim, concluo dizendo que, se você está procurando um anime mais para distrair, Kaguya-Sama Love is War é a escolha certa. 

Topo