Muitas vezes já se deparamos com algumas discussões sobre como é retratado as personagens mulheres em animações japonesas. Muitos fãs, ainda mais mulheres, estão em busca de animes para assistir onde a obra busca retratar as mulheres de uma forma bem construída.

O que eu quero dizer sobre personagens mulheres bem construídas, são aquelas histórias onde a mulher não precisa ser construída com base ao fanservice. Ou seja, para agradar os fãs, criando situações onde as personagens passam por momentos obscenos

Ou até aquela imagem que já devemos ter visto várias vezes, onde a mulher sempre é dependente do homem, em que o personagem masculino sempre vai ser o salvador da personagem. Desta forma, alguns estúdios hoje em dia estão em busca de melhorar como é retratado as personagens femininas em animações japoneses. E um estúdio que podemos citar é a Kyoto Animation.

Hyouka (2012)

Sempre em busca de histórias para adaptar para anime em que se tem mais a representatividade da mulher, onde as personagens são independentes e não se tem exageros de sensualidade ao representar elas, encontramos então animes bem interessantes para assistir.

E um dos pontos mais interessantes para se debater sobre os animes da Kyoto Animation é a independência das protagonistas em suas obras. Como as mulheres têm autonomia em sua vida e que de certa forma, é um ponto interessante de acompanhar nos animes deste estúdio.

A importância da Kyoto Animation

Koe no Katachi (2016)

Eu já falei sobre a importância do estúdio da Kyoto Animation, onde foi meu primeiro texto aqui no Chimichangas. Comentei um pouco sobre suas obras e também o porque o incidente que ocorreu no estúdio em julho de 2019 foi uma perda para o mercado de animação japonesa.

Mas retomando um pouco, a Kyoto Animation é reconhecida por ter uma boa reputação em condições de trabalhos que são oferecidas para seus funcionários. O estúdio também é  conhecido por dar oportunidades para pessoas mais novas que querem começar no mercado de animes. 

Outro ponto interessante de se citar é que o estúdio, antes do incidente, era conhecido por ter o maior número de mulheres trabalhando no estúdio, tanto na direção e roteiro das obras. Devemos lembrar como o Japão ainda se encontra casos de desigualdade de gênero no mercado de trabalho, inclusive no mercado de animação japonesa. 

Hibike Euphonium (2015)

E por ser um estúdio onde se tinha mais mulheres trabalhando com animação, ou seja, em busca de histórias que querem retratar a mulher de uma forma mais independente, os estúdios de animes precisam buscar mais mulheres para a produção desses animes, para então o anime conseguir trazer um olhar mais real na representação dessas personagens

O estúdio, desta forma, busca então produzir obras com protagonistas femininas, buscando focar na vida cotidiana das personagens enfrentando dilemas básicos da vida. São retratados problemas que até nós já passamos, de uma forma mais simples, e que é interessante acompanhar em uma visão de uma protagonista de anime. 

As adaptações da Kyoto Animation

Violet Evergarden (2018)

Mesmo a grande maioria não sendo animes originais do estúdio, a Kyoani busca, como eu disse, adaptar histórias onde as protagonistas femininas são bem representadas. Então, muitas adaptações do estúdio já vieram de mangás, light novels e visual novel.

Mesmo alguns animes são tratados de uma forma cômica, e outros voltados mais o drama, o estúdio nunca fugiu em retratar as protagonistas de uma forma mais autônoma. Portanto, as personagens, passam por problemas do dia a dia, problemas simples, mas que são, muitas vezes, retratados de uma forma mais dramática. 

A ideia é que a pessoa que assista o anime, consiga compreender emocionalmente e acabar se identificando pessoalmente com a personagem por conta das situações rotineiras. 

Tamako Love Story (2014)

Personagens como Tamako de Tamako Market, que sempre foi descontraída mas é posta a pensar em seu futuro, se ela quer ir em uma faculdade ou cuidar da loja de mochi da família. Ou Kumiko de Hibike Euphonium que quer melhorar em tocar eufônio, instrumento que ela toca na escola, e quer superar seus limites. Ou até problemas de amor na adolescência como Mayaka de Hyouka que é apaixonada por Satoshi, seu amigo desde o ensino fundamental.

São problemas que até são comuns para gente em nossa sociedade, ainda mais quando somos jovens, que provavelmente já temos passado. Mas de certa forma, o estúdio consegue adaptar de uma forma tão dramática que acabamos nos emocionando. 

A independência das protagonistas 

Kumiko Oumae

Portanto, garotas que tem problemas rotineiros, as vezes alguns se destaquem por ser mais graves (como em Clannad com Nagisa que está sempre doente), como então elas se comportam para solucionar esses problemas?

São arcos dramáticos que vão sendo construídos de uma forma até primeiramente sútil e que aos poucos vai atingindo seu clímax. E o interessante analisar é como as personagens femininas se portam diante destes problemas.

Muitas convivem em um ambiente escolar e então acabam tendo problemas neste âmbito. Notas, problemas com o clube que frequentam, ou até algo mais pessoal. Animes escolares acabam agregando um grupo de amigos e uns e outros acabam se ajudando. 

Mas mesmo assim, não podemos ignorar como as personagens femininas são retratadas diantes destes problemas. Mesmo em pontos altos do problemas, elas conseguem ser fortes. Mulheres em animes não são fortes apenas pelo seu poder, como em animes shounens, e sim também pela sua personalidade.

Exemplos de personagens femininas em obras do estúdio

Hyouka

Chitanda Eru

Citar a Chitanda em Hyouka, aquela garota toda curiosa que às vezes tira Oreki do sério, mas nunca teve medo de mostrar seus desejos e intenções. Ela tem momentos muito interessantes no anime, mas podemos citar quando ela descobre sobre seu tio e a relação dele com o clube de literatura. 

Ela acaba pedindo ajuda para o Oreki no começo, mas ela sempre foi determinada no começo deste arco dramático até o fim. Queria resolver esse mistério com ou sem ajuda. Portanto, Chitanda sempre deixa claro o que quer e como ela é. 

Tamako Market

Tamako Market (2013)

Voltando a falar da Tamako de Tamako Market, onde fiz um texto sobre o anime, em que comento sobre a simplicidade dos personagens na obra, é interessante como é retratado problemas da personagem de uma forma mais cômica. Tamako é mais descontraída e excêntrica. 

Os problemas da personagem são em relação ao seu futuro e também sobre a relação ao centro comercial, às vezes também focando em seu primeiro amor. Tamako é decidida sempre a querer herdar a loja de mochi de sua família. Uma escolha pessoal que é seu desejo desde criança, já que a garota é apaixonada por mochi, um doce japonês. 

Seu pai chega a ficar inseguro quando Tamako tem a chance de ir embora do centro comercial, mas a garota não chega a ser influenciada sobre seus sonhos, e quando sofre pressão para escolher sobre seu futuro, ela deixa bem claro qual é seu desejo. 

Clannad

Clannad (2007)

Nagisa de Clannad é outra garota interessante de analisar. Na verdade, é interessante analisar Clannad como todo, já que é um anime com várias garotas, onde os problemas pessoais delas são demonstrados aos poucos no anime. São garotas com passados muito difíceis, talvez um dos animes mais dramáticos que a Kyoto Animation adaptou. 

Nagisa sempre foi uma garota vulnerável fisicamente já que fica muitas vezes doentes, já repetiu de anos algumas vezes na escola por faltar muito. Uma garota sozinha que nunca conseguiu consolidar amizades porque sempre repetia de ano.

Tudo começa a mudar quando ela conhece Okazaki. Os dois viram amigos e aos poucos vão conhecendo outros personagens importante para o ciclo social deles. Nagisa, aos poucos, vai crescendo na obra, sendo aquela que ajuda as personagens com seus problemas, junto com Okazaki. De certa forma, ela também vai mudando a visão de vida que Okazaki tinha. 

O crescimento de Nagisa segue, mesmo às vezes doente (que a doença não chega a ser revelada no anime), não quer desistir tão fácil de seus desejos. De se formar na escola, ajudar seus amigos e futuramente, casar com Okazaki e estabelecer uma família. O ponto mais delicado da obra é a sua segunda temporada. É mostrado a garota em casos extremos, onde mesmo fraca por causa da sua doença, ela consegue ser forte emocionalmente. 

O impacto do incidente no estúdio da Kyoto Animation

Clannad After Story (2008)

A Kyoto Animation conseguiu trazer histórias sobre pessoas e suas relações, é a vida cotidiana destes personagens, de uma forma mais cômica, ou as vezes de uma forma mais melodramática

Mas o que é importante dizer é que o estúdio conseguiu adaptar obras em que as protagonistas femininas são referências como mulheres fortes e bem desenvolvidas. As garotas sempre demonstram seus sonhos, sem medo de ser criticadas, e vão em busca de seus objetivos, com independência. 

Para entender mais como as mulheres são representadas em animes japoneses para ver como as personagens da Kyoto Animation se diferenciam nestas obras, eu recomendo um texto do Otaminas sobre a representação feminina nos animes e mangás. No texto é explicado como as personagens femininas são representadas para acabar agradando os fãs.

Infelizmente, o incidente é uma perda para indústria de animações japonesas. O estúdio conseguia trazer uma ótima animação, que era seu ponto forte, e histórias interessantes, e ambos os fatores traziam um equilíbrio maravilhoso.

Precisamos de mais obras como as que o estúdio da Kyoto Animation nos apresentou. E também, dar mais chance para obras que a KyoAni adaptou, compartilhar, comentar e referenciar esses animes. Ainda mais com personagens bem interessantes de acompanhar com suas rotinas. 

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