No meio do audiovisual, buscar a criação da identidade visual é bastante importante, já que ela é essência da história. Assim, um dos componentes para a criação desta identidade visual é a cor. As animações japonesas não fogem da ideia de trabalhar com o significado das cores e trazerem sentimentos para sua obra. Portanto, um dos animes que se utiliza a cor para a criação da identidade visual de seus personagens é Yamada-kun to Nananin no Majo.

Anime lançado em 2015 pelo estúdio LIDENFILMS, Yamada-kun to Nananin no Majo mostra a história de Ryu Yamada, um delinquente que, sem querer, acaba se envolvendo com Urara Shiraishi, a aluna mais inteligente da escola. Os dois vivenciam um evento sobrenatural entre eles e assim, decidem reviverem o clube de estudos sobrenaturais para caçarem as 7 bruxas da escola de Suzaku.

Portanto, o anime acompanha a jornada de Yamada e do clube de estudos sobrenaturais em descobrir quem são as bruxas da escola. A cada bruxa que nos é apresentada, podemos ver como a identidade visual de cada uma delas é importante para a criação da personalidade da mesma. Assim, podemos entender que cada bruxa precisa ter sua característica pessoal única para se diferenciar das outras personagens e assim tendo um destaque na obra, portanto, a identidade visual ajuda construir esta diferenciação.

Enredo de Yamada-kun to Nananin no Majo

Acompanhamos então a vida escolar de Ryu Yamada,  um estudante mais conhecido por ser um delinquente em sua escola. Um dia, ele acaba esbarrando acidentalmente na escada e cai em cima de Urara Shiraishi, aluna conhecida por ser a mais inteligente da escola. Assim, após acordarem, Yamada e Shiraishi tem seus corpos trocados. 

Em busca de reverter isto, eles descobrem que o beijo faz com que os corpos acabam trocando. Vivenciando esse acontecimento sobrenatural, o vice-presidente do conselho estudantil, Toranosuke Miyamura, sugere aos dois que eles revivam o clube de estudos sobrenaturais. Aos poucos, eles vão entendendo que a escola possuem 7 bruxas com diferentes poderes que são ativados com um beijo e Shiraishi é uma delas.

Membros do clube de estudos sobrenaturais. Da esquerda para direita: Yamada, Ito, Miyamura, Tsubaki e Shiraishi

Além de Yamada, Shiraishi e Miyamura, os personagens Miyabi Ito e Kentaro Tsubaki também entram no clube para ajudarem a procurar as bruxas. Yamada então vai precisar se envolver e conhecer mais sobre essas 7 garotas. Assim ele também acaba se envolvendo bastante com Shiraishi, que vai ajudar ele a se desenvolver como personagem.

Yamada-kun to Nananin no Majo é um anime adaptado de um mangá de 2012, escrito e ilustrado por Miki Yoshikawa que foi encerrado em 2017. O anime contou em adaptar o primeiro arco do mangá. 

A identidade visual dos personagens

Shiraishi Urara

A importância do desenvolvimento de uma identidade visual, tanto para a obra audiovisual, tanto para os personagens, é muito importante. Assim, com uma identidade visual bem pensada, conseguimos entender os valores que o autor, ou produção, da obra desejam transmitir.

Um dos elementos mais importantes da criação identidade visual é a cor. A mesma é uma ferramenta poderosa para a transmissão de ideias e emoções. Portanto, como disse antes, cada bruxa de Yamada-kun to Nananin no Majo tem uma personalidade diferente, e um dos elementos que ajuda a entendermos essas diferenças e personalidades é a cor. 

Esta construção da cor está mais destacada muitas vezes no cabelo das personagens, algo até pessoal de cada uma. Mas também, podemos enxergar nas paletas de cores que são construídas para cada personagem. Dessa forma, vamos analisar como cada cor influencia na construção de cada bruxa no anime. 

Amarelo para Shiraishi Urara

Shiraishi Urara, uma das personagens principais da trama, possui o poder da troca de corpo com outra pessoa. Ela é intimidada por outras garotas de sua escola que invejam sua inteligência e seu sucesso acadêmico. Só que a mesma, primeiramente, mostra que não tem tanto interesse de adentrar em uma universidade, o que preocupa os professores e o conselho estudantil.

Analisando então de uma forma geral a cor amarelo, cor que compõem a identidade visual de Shiraishi, destacamos que a cor marca a ideia de alegre. Só que, ao pararmos para pensar, Shiraishi é uma personagem um pouco mais introvertida, ainda mais quando nos é apresentada. 

Só que a cor amarela não é apenas ligada a alegria. Podemos analisar que a mesma pode estar interligada a inteligência, que estimula as atividades mentais e o raciocínio, o que Shiraishi se mostra durante o anime. Ela sempre faz raciocínios bastantes complexos para encontrar as bruxas e ainda mais, ajudar elas. Ela chega, muitas vezes, a ser uma personagem calculista.

Mas não podemos negar que, mesmo que digamos que Shiraishi é uma personagem mais introvertida, fechada, a personagem tem momentos de felicidade, ainda mais com Yamada, que muda a vida da garota. Assim, o amarelo é uma energia positiva. Aos poucos, quanto mais vamos conhecendo a personagem, que vai sendo construída aos poucos na história, temos uma aproximação muito agradável, o que é o que a cor amarela representa. 

Em suma, a construção de Shiraishi Urara no anime é alinhada com a identidade visual da mesma. Primeiramente, temos dificuldade de ter esta aproximação com a personagem, que é bastante introvertida, mas que aos poucos, vai tendo espaço para demonstrar quem ela realmente é. Curiosidade que a autora do mangá disse em uma entrevista em que desenhar o cabelo de Shiraishi é sua parte favorita. A mesma tem um cabelo muito bonito, complementa Miki Yoshikawa. 

Roxo para Odagiri Nene

Segunda vice-presidente do conselho estudantil, Odagiri Nene é a bruxa que tem a habilidade de capturar o coração das pessoas que ela beijou, ou seja, quem ela beija, acaba se apaixonando por ela.

A cor roxa representa riqueza e poder, ideia de autoridade também. Mas, muitas vezes, também pode trazer a ideia de sensibilidade. Assim, analisando Odagiri, percebemos que a personagem tem uma atitude mandona e até arrogante, mostrando então esta autoridade. Outro ponto muito forte da personagem é que ela tem uma alta auto-estima, acreditando muito em si mesma e nas decisões que ela toma.

O lado sensível que o roxo representa também é encontrado na personagem Odagiri. Por mais que ela seja uma personagem mais durona, tem momentos que ela está mais sensível, onde ela demonstra mais seus sentimentos. Outra simbologia da cor roxa é que ele traz a sensação de agressivo, mas também, tranquilizante, o que faz sentido para a personagem que acaba muitas vezes tendo esses dois lados.

Assim, é outra personagem que é muito bem desenvolvida durante a trama do anime. Onde, nos é apresentado primeiramente uma personagem mais direta, confiante de si mesma, muitas vezes até agressiva. Mas, durante o anime, podemos ver que Odagiri tem seus momentos de preocupação, onde é uma personagem que também tem problemas internos, e a cor roxa ajuda muito a trabalhar esses momentos de confiança e instabilidade da personagem. 

Azul para Takigawa Noa

Estudante do primeiro ano, Takigawa Noa tem o poder de conseguir ver uma memória traumática da pessoa que ela beija. Assim, com isto, ela conseguiu explorar seus colegas de escola. 

Takigawa é apresentada como uma personagem causadora de problemas. Ela é inteligente e bem calculista, sendo uma personagem até que fria, como a cor azul é. A cor azul tranquiliza, possuindo um espectro frio, associado também a habilidade. A cor também remete a solidão.

Um fator muito interessante também sobre a cor azul é que ela tem a questão de promover a confiança. Algo que, Takigawa demora para construir. Ela só consegue confiar em Yamada pois ele é a primeira pessoa a entender sua solidão. Já o azul claro, remete a compreensão, fator muito importante para a relação de Yamada e Takigawa para ambos se entenderem e se resolverem. 

Este azul claro também pode ter um tom mais de infantil, o que também faz sentido, já que a identidade visual da personagem tem este tom mais de criança. Assim, Takigawa nos é apresentada como uma personagem fria e inteligente mas, quando consegue se abrir com Yamada, nos apresenta uma questão muito importante que é a confiança, algo que ela não conseguia demonstrar, já que ela sempre parecia estar sozinha.

Rosa para Sarushima Maria

Maria é uma estudante de transferência que, ao beijar alguém, ela tem um vislumbre do futuro do ponto de vista da pessoa, conhecida então como a bruxa da premonição. Ela é uma personagem muito amigável e descontraída, onde sempre está com um bom humor. 

O rosa ligado a Sarushima Maria remete a delicadeza, ao feminino. O rosa também vai se remeter a cor da beleza. Assim, Maria é uma das personagens mais populares da escola Suzaku, sendo reconhecida pela sua bela aparência. A personagem também está ligada ao romance, como a cor rosa também tem essa simbologia. Seja então para representar esse lado do romance, tanto por sentimentos que talvez ela sinta por Yamada, como também ela se expressa, falando e conversando, de um jeito mais romântico, levando às vezes para o lado da fantasia.

Assim, com esse poder de premonição, ao prever alguns incidentes no futuro, ela decide não tentar alterar. Com medo, ela acaba até se trancando em casa, e não pede ajuda de ninguém, já que a mesma pensava que ninguém acreditaria em seus poderes. Aqui, ela demonstra fragilidade, o que também a cor rosa pode nos trazer de atmosfera. 

Portanto, Maria, antes de conhecer Yamada, ela usava seus poderes apenas para seu bem. Isso aos poucos vai mudando quando a mesma percebe que às vezes, é melhor que o futuro não seja visto, tanto em bons momentos, quanto em ruins. Talvez, possa usar esse poder quando realmente for necessário.

Azul escuro para Asuka Mikoto

Mais uma personagem que tem a identidade visual criada para o azul, só que com o tom mais escuro, que difere do tom de Takigawa Noa, que é voltado para o mais claro. Asuka Mikoto é a secretária do conselho estudantil e guarda-costas de Haruma, presidente do conselho estudantil. Ela tem o poder de ficar invisível para quem ela beija.

A cor azul, quando mais escura, vai representar tranquilidade e serenidade, algo que Mikoto nos apresenta no começo do anime, como uma personagem muito calma. Também temos essa ideia de frieza e afastamento da personagem, o que o azul pode simbolizar. 

Um fato interessante, é que muitas vezes a cor azul escura, quando utilizada para compor o cenário, é usada principalmente em ambientes formais, como escritórios. Assim, quando temos cenas do anime em que se é passado no escritório do conselho estudantil, temos essas cores mais frias que compõem a cena. Portanto, Mikoto acaba se encaixando ainda mais na construção de cena. Sendo uma personagem fria e até um pouco mais séria quando está em seu ambiente de trabalho. 

Asuka Mikoto é uma personagem que não tem tanto desenvolvimento no anime, então temos este sentimento de afastamento, pois não conhecemos muito sobre a personagem, o que ajuda o azul a compor esta mensagem.

Verde para Otsuka Meiko

Presidente do clube de mangá, ela tem o poder de usar telepatia para se comunicar com quem ela beija. Meiko tem uma personalidade mais tímida, devido a falta de experiência de estar perto de outras pessoas. Mas também, algumas vezes, ela pode se mostrar exigente. 

Assim, a cor verde transmite a participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa simbologia da cor verde pode ser aplicado no momento que Meiko aparece para o grupo de Yamada. Portanto, Meiko e Yamada precisam se ajudar para fazer recuperação durante as férias de verão, assim, tendo principalmente a cooperação entre eles para eles conseguirem serem aprovados.

Durante a comunicação de telepatia, Meiko demonstra ser uma comandante exigente. Só que pessoalmente, ela é uma garota gentil e confiável, que prefere evitar conflitos mas que está disposta a ajudar seus colegas. Mesmo não sendo uma das personagens mais inteligentes, Meiko consegue ampliar a consciência e a compreensão, como também é a simbologia da cor verde. 

Assim, aos poucos, Meiko vai se tornando menos introvertida, ainda mais depois de fazer amizade com as outras bruxas da escola, podendo considerar como um “espírito de evolução”, o que a cor verde emprega. 

Laranja para Saionji Rika

Podendo ser considerada uma das bruxas mais poderosas, Saionji Rika é capaz de manipular memórias de uma pessoa sem ter que necessariamente beijar uma pessoa. Mesmo tendo essa ideia de ser uma personagem misteriosa, ela é uma garota feliz e descontraída. 

Por mais que seu cabelo é loiro, temos tons alaranjados, podendo remeter a simbologia do laranja, com influência do amarelo, e também do marrom. Assim, a cor laranja é uma cor alegre, indicando autocontrole, o que pode indicar a personalidade de Rika

O interessante é quando o laranja tem esses tons amarelados, podem indicar egoísmo e orgulho, algo que Rika demonstra quando acaba apagando Yamada da memória de seus amigos e também, até de quando ela apagou a memória de Haruma

Quando o laranja tem tons mais amarronzados, é indicado um intelecto fraco ou falta de ambição. É nestes momentos então, quando esse tom de cor é construído na identidade visual da personagem que é mostrado as inseguranças de Rika. Ela é revelada como um indivíduo quebrado por toda a solidão de ser esquecida por seus amigos depois que ela se tornou a sétima bruxa.

Entretanto, quando convencida de fazer algo justo e consciente de suas falhas, podemos associar o laranja a generosidade de Rika, em que a mesma está disposta a cooperar e corrigir seus erros. 

A importância da construção da identidade visual das bruxas de Yamada-kun to Nananin no Majo

Muitas vezes, as cores dos personagens não são utilizadas à toa. Elas são pensadas diretamente para causar atmosferas e emoções para quem está assistindo. Assim, um bom planejamento da criação da identidade visual dos personagens na história, faz a pessoa que está assistindo se identificar e sentir emoções que são necessárias com aquele personagem. 

Portanto, Yamada-kun to Nananin no Majo consegue nos apresentar o uso de cores em seus personagens de uma forma muito interessante, ainda mais nas 7 bruxas da escola. Cada uma das personagens são interessantes pois tem uma personalidade diferente e um problema muito bem destacado, por mais que a grande maioria demonstra algo em comum, a solidão. 

Odagiri Nene

Assim, a cor ajuda a criar esse espectro frio da personagem. Aquelas cores que tem um espectro mais quente, como o amarelo de Shiraishi e o roxo de Odagiri, são as personagens que sentimos mais aproximação pois são as personagens que mais ganham desenvolvimento durante a história.

A cor ajuda assim a fortalecer as características pessoais de cada personagem, também trabalhando em seus conflitos e medos pessoais. Em suma, a cor é uma ferramenta bastante poderosa que, quando usada de uma forma planejada, pode ajudar a criar emoções para quem assiste a obra. 

E se você gostou deste texto, recomendo também o texto que analisei a paleta de cores também de Kakegurui, que falo também como é importante cada cor na construção de cena de cada personagem. 

Topo