Desde 1932, na sua 4ª edição de entrega dos Academy Awards, o Oscar possui a categoria de curta-metragem de animação, chamada até 1970 de curta-metragem – cartoons. Somente em 1974 o atual título começou a ser utilizado. Vários curtas de animação, inclusive alguns citados nessa lista, trazem mensagens lindas e profundas capaz de nos emocionar e, para que conheçamos um pouco das animações, aqui vai uma lista de curta-metragens de animação vencedoras de Oscar.

A casa em Cubinhos (2008)

A casa em Cubinhos - Curta-metragem

“A casa em cubinhos” é uma animação japonesa de 2008 do diretor Kunio Katō que levou a premiação em 2009. O título original do curta-metragem é Tsumiki no ie (e título internacional em francês La maison en petits cubes).

“A casa de cubinhos” conta uma história emocionante de lembranças de um velhinho que vive solitária em um cidade que foi inundada. Para conseguir sobreviver, por muitos anos, o velhinho sobe sua casa com tijolos a medida que o nível da água sobe. Um dia seu cachimbo cai e vai para o fundo do mar e ele, muito apegado, decide colocar uma roupa de mergulho e descer até o fundo para buscar co cachimbo e dessa forma ele vai revivendo todas as histórias que as casas abaixo dele viveram.

Você pode assistir “A casa em Cubinhos” clicando aqui.

The Lost Thing (2010)

the lost thing - curta-metragem

Dirigida por Shaun Tan, “The Lost Thing” é uma adaptação do livro de mesmo nome do mesmo diretor do curta. O livro foi publicado em 2000 enquanto o curta-metragem é de 2010. Ele levou o Oscar em 2011.

Em um futuro meio distópico da Austrália em meio a grande ocupação das indústrias, “The Lost Thing” conta a história de um rapaz que costumava procurar e colecionar tampas de garrafas na praia, quando encontrou uma criatura estranha que ele chama de coisa perdida. Como o rapaz achou que a criatura estava perdida, resolveu procurar seu dono, pesquisar sobre ou ele mesmo criar, mas tudo sem sucesso. As pessoas não prestam atenção, por causa de tanta rotina.

A animação chama a atenção para a refutação que damos a coisas que fogem do normal e da rejeição e do descarte de tudo que é diferente.

Você pode assistir “The Lost Thing” clicando aqui.

Paperman (2012)

Paperman - Curta-metragem

Curta metragem de 2012 “Paperman” levou o Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2013. Foi produzida pela Walt Disney Animation Studios dirigida por John Kars. A animação tem um estilo minimalista, toda em preto e branco.

O curta conta a história de um jovem que encontra inesperadamente uma garota na estação de trem, eles trocam uns olhares e ela logo entra em um trem. Ele, ao chegar no trabalho e olhar pela janela, tem uma segunda chance, ela está no prédio a frente do seu, do outro lado da avenida e para tentar chamar atenção da garota, ele faz vários aviões de papel e tenta jogar até a janela dela.

Esse curta é um pouco complicado de achar no youtube, há algumas versões com trilha sonoras diferentes, já que a trilha sonora original pode causar direitos autorais e tirar o vídeo do site (essa Disney, nem deixa a gente piratear mais). Mas aqui tem uma versão com a trilha certa, porém com uma qualidade não tão boa.

Feast (2014)

Feast - Curta-metragem

Feast é uma comédia romântica de animação de 2014 que é contata pelos olhos de um cachorrinho. O curta-metragem foi dirigido por Patrick Osbourne e produzido pela Walt Disney Animation Studios.

Esse filhote de Boston Terrier super fofo, é adotado por um jovem que derruba uma batata frita no chão e percebe que o cachorrinho gosta. A partir daí, o cachorrinho é alimentado por todo tipo de comida e a vida de seu dono vai sendo mostrada pelas comidas que ele dá ao cachorro, desde sua juventude, com muita pizza, salgadinhos e nachos, até quando encontra uma namorada e sua alimentação muda assim como a de seu cachorrinho e tudo ao redor fica diferente.

Você pode assistir o curta clicando aqui. “Feast” é a coisa mais linda e levou o Oscar em 2015.

Historia de um oso (2014)

A “historia de um oso” é um curta-metragem de animação chileno que levou o Oscar em 2016. O curta foi dirigido por Gabriel Osorio Vargase, e mostra um urso solitário, criando dioramas de uma criança (urso) e de uma mulher (urso), nesse diorama ele conta uma história de um urso que foi levado contra sua vontade para um zoológico ou circo e afastado de sua família, é uma animação forte e emocionante, tanto que levou a estatueta.

“Historia de um oso” foi uma grande crítica à ditadura chilena, segundo o diretor, foi inspirado na história de seu avô que viveu durante essa ditadura e que foi afastado de sua família e forçado a viver em exílio por dois anos.

Você pode assistir ao curta-metragem clicando aqui.

Bao (2018)

No Oscar de 2019 quem levou a premiação de melhor curta-metragem de animação foi Bao. Produzido por Domee Shi, a aimação estadunidense conta a história de uma mulher que vê um de seus bolinhos ganhando vida começa ao tratá-lo como filho. É uma história sensível, e emocionante, mostra um olhar para os pais com síndrome do ninho vazio, quando seus filhos vão embora.

O curta estreou ano passado antes do filme “Os incríveis 2” nos cinemas. Bao não está disponível na íntegra no YouTube.

_______

Topo