Sintonizada em Você (유열의 음악앨범~Yoo Yeol’s Music Album (original)/Tune in for Love) é um filme sul-coreano de drama e romance. O longa foi dirigido por Jung Ji-Woo (Happy End, Blossom Again), com o roteiro a cargo de Lee Sook-yeon (A Piece of Your Mind).

É possível encontrá-lo na plataforma Netflix, sendo que a legenda e a dublagem em português estão disponíves. A obra estreou em 2019 na Coreia e a chegada dele (mesmo ano) no serviço de streaming permite maior visibilidade e oferece um leque de possibilidades atuais para quem já é fã dos conteúdos asiáticos.

Um romance predestinado?

Mi-soo e Hyun-woo na padaria, local onde se conheceram

A história se passa na década de 90, assim, em 1994, Mi-soo (Kim Go-Eun) conhece Hyun-woo (Jung Hae-In). No dia em que eles se encontraram, Mi-soo estava trabalhando na padaria que era dos pais dela, junto de Eun-ja (Kim Gook-hee), uma pessoa considerada como sua segunda família.

Na rádio, estavam ouvindo um programa chamado Music Album, ocasião em que anunciaram um novo DJ, que seria o cantor Yoo Yeol. Nesse instante, Hyun-Woo já estava dentro da padaria, parecendo surpreso e se sentindo abençoado com a notícia. Isso chamou a atenção de Mi-soo, que fica curiosa para saber mais sobre o rapaz.

Com o tempo, descobrem que a história deles estava só começando e que ela seria cheia de encontros e desencontros, somando um espaço de pelo menos dez (10) anos. Uma narrativa recheada de segredos (passado “sombrio”), sonhos, carreiras, mudanças, distância, ressentimentos, persistência, confiança, aprendizados e muito amor.

Os singelos encantos de “Sintonizada em Você”

Hyun-woo

Uma das partes mais atraentes do filme com certeza é o cenário/ambientação. Em alguns momentos, o espectador é brindado com lindas imagens da natureza, bem como com decorações marcantes, no sentido de combinarem com o ar do longa e de serem chamativas mesmo com a simplicidade.

Outro ponto interessante é o destaque dado para a época em que a história se passa e a atualização das tecnologias para demarcar o tempo. Assim, mergulha-se em nostalgia, posto que é mostrado o Windows 95, os celulares que dobram a tela, as câmêras de rolo de filme… até mesmo a ideia de marcar um horário para telefonar (hoje em dia é tudo praticamente instantâneo).

Hyun-woo e Mi-soo

Em relação ao elenco, pode-se dizer que ninguém teve uma atuação de destaque, no entanto todos combinaram e desempenharam bem os papeis. Isso se dá pelo fato do enredo ser simples e comum, então não havia uma exigência muito alta. O par romântico tem uma química boa, principalmente na troca de olhares e no silêncio que diziam inúmeras coisas, mesmo sem abrir a boca. Num geral, o resultado é positivo e criei bastante carisma pela personagem Eun-ja (trabalhava na padaria com a Mi-soo).

Sobre a trilha sonora, acredito que é a mesma opinião que a do elenco, ou seja, combinou com “Sintonizada em Você”, mesmo não chamando muito a atenção. A melodia não despertou ou mexeu muito com as emoções, porém há a ressalva de que a letra das músicas eram bem sentimentais e delicadas.

Apesar dos pesares

Hyun-woo e Mi-soo

É verdade que tenho apreço por filmes de romance, ainda mais quando há empecilhos para o casal principal ficar junto. É praticamente impossível não criar expectativa e ficar torcendo para dar tudo certo. Com “Sintonizada em Você” esse sentimento não foi diferente, mas ao mesmo tempo o filme foi um tanto quanto maçante de se acompanhar, criando o pensamento de que ele poderia (talvez devesse) ser bem mais curto.

O final do filme é fofo e atraente, terminou com o tipo de fim que eu gosto, ocorre que também deixa quem está assistindo com uma sensação de “só isso?”, um pensamento de “poxa, fiquei duas horas vendo para acabar assim?”. Na verdade, o longa como um todo passa essa ideia de enrolação e de conflitos ou pontos altos um tanto quanto decepcionantes e despretensiosos. É demorado o envolvimento com a trama e nem sempre ela convence. Sim, é o estilo do filme, essa ideia de slice of life, mas… parece que faltou algo, algum tempero.

De todo modo, “Sintonizada em Você” ainda encontra pontos positivos para que você dê uma chance ao longa. Alguns deles já foram citados, como ambientação/cenário, tecnologia e elenco. Além disso, há um relacionamento relativamente saudável e equilibrado, onde os dois correm atrás um do outro e parecem ansiar pela felicidade em conjunto, sem que somente um lado fique fazendo sacrifícios.

Outro aspecto interessante do casal é a personalidade, o cotidiano de cada um, sendo possível se identificar com as dores deles e com o jeito de lidar com situações difíceis. Isso traz maior proximidade e comoção, além de proporcionar um bom desenvolvimento/amadurecimento. Chega-se à conclusão de ser um filme leve e fofo, com mensagens bonitas de perseverança e superação, bom para assistir para passar o tempo ou com alguém especial.

Topo