Virada Radical (em inglês, Stick It) é um filme americano de drama e esporte. Foi escrito e dirigido por Jéssica Bendiger, sendo lançado nos cinemas em 2006. O filme conta a história de Haley Graham (Missy Peregrym), uma ex-ginasta que teve problemas com o lei e recebeu como pena trabalhar em uma academia de ginastas comandado por Burt Vickerman (Jeff Bridges), um técnico bem casca grossa. 

A ex-ginasta rebelde

No ínicio do filme, vemos Hailey se divertindo andando de bicicleta com seus amigos, praticando manobras muito radicais. Ao ser desafiada a fazer um circuito bem perigoso, ela acaba entrando pela janela de uma casa vazia e sua bicicleta fica presa. Alguém chama a polícia e todo mundo sai fugindo, mas Hailey não consegue.

Hailey durante o julgamento.

Como ela já tinha tido alguns encontros nada agradáveis com a polícia, a juíza do caso dá a ela um ultimato. Ela tem duas opções: ou aceita a proposta de ir para a academia de ginástica VGA ou vai para uma academia militar. Apesar dela escolher a última opção, ela acaba sendo mandada para a VGA contra sua vontade. O treinador de lá é o famoso Burt Vickerman, que vai tentar de tudo para colocar Hailey na linha. 

Burt, treinador da VGA.

Ao chegar, ela não é nada bem recebida pelas suas novas colegas. Tudo isso porque acabamos descobrindo que no ano passado Hailey abandonou a equipe dos Estados Unidos prestes a concorrer a final do campeonato mundial.

Homem observa garota com cara de tensa.
O começo de Hailey na academia é um pouco conturbado.

Treinos, treinos e mais treinos

No decorrer do filme, vamos conhecendo um pouco suas colegas ginastas. Joane Charis (Vanessa Lengies), Wei Wei Yong (Nikki SooHoo) e Mina Hoyt (Maddy Curley) são algumas das ginastas que treinam na VGA. Joane de início mostra ser uma daquelas clássicas personagens chatas, que se acha a melhor, mas com o tempo, percebemos que sua mãe carrasca e exigente influencia muito na sua obsessão por vencer. Wei Wei adora dançar e de vez em quando tenta incluir alguns movimentos de dança mais originais nas suas coreografias das provas, mas é cortada pelo treinador, por causa da rigidez das regras. 

Várias meninas executando um treino difícil no cavalo.
Um treino particularmente difícil.

Todas elas são ginastas talentosas que dedicam praticamente todo o seu tempo ao treinamento, não tendo nenhuma vida social. Além disso, os treinos são pesados e arriscados, gerando machucados e às vezes lesões. Uma das cenas clássicas é Hailey se deitando em uma banheira de gelo após um dia de treino. Isso mostra o quão duro é o mundo da ginástica. 

Atleta em uma banheira cheia de gelo.
Hailey tomando banho de gelo após um treino puxado.

Hailey, com a ajuda de seus amigos Frank (Kellan Luzt) e Poot (John Patrick Amedori), ajuda a trazer um pouco de diversão e alegria para suas colegas. Eles levam-nas para sair, mostrando que também é possível se divertir, além dos intensos treinamentos. 

Garota e garoto sorridentes próximos a um carro.
Hailey e seu amigo Poot.

Regras rígidas vs. empoderamento feminino 

A base do filme é justamente mostrar a realidade massacrante das atletas da ginástica artística. Seu dia a dia de treinos rigorosos, a falta de vida social, o quanto os juízes são carrascos, com suas regras mirabolantes, que tiram pontos por qualquer coisa, inclusive caso o mínimo pedaço dos sutiãs das atletas esteja aparecendo durante a execução de uma prova.

Várias cenas de ginastas executando movimentos.
Algumas cenas de provas da competição.

Mas é também sobre mostrar que, embora seja um esporte muito sério, talvez a ginástica não deva ser sobre mulheres lutando entre si para ganhar pontos com juízes, que são muitas vezes injustos, mas sim para mostrar que a união pode trazer melhorias, resultados mais justos e um ambiente de competição mais saudável.

Quatro atletas de ginástica artística posando para foto.
A equipe da VGA reunida.

Curiosidades sobre o filme

A medalhista de ouro americana nas Olimpíadas de 2008, Nastia Liukin, faz uma participação no filme como ela mesma em uma cena de competição nas barras assimétricas.

Atleta Nastia Liukin se preparando para começar a prova de barras assimétricas.
Nastia Liukin interpretando ela mesma na prova das barras assimétricas.

Virada Radical é o filme de estreia da carreira do ator Kellan Lutz, mais conhecido por seu trabalho como Emmett Cullen na franquia Crepúsculo.

Por que assistir o filme? 

Virada Radical teve uma recepção mediana por parte da crítica especializada, alcançando 53% no Metacritic e uma nota de 7.2, com base em 25 avaliações profissionais e votação no site. 

A Rede Globo exibiu Virada Radical na Sessão da Tarde, lá em meados de 2007/2008 e foi quando eu assisti o filme pela primeira vez, tendo me impactado bastante. Nessa época, eu tinha a mania de escrever na porta do meu guarda-roupa, nomes dos filmes e livros que me marcaram de alguma forma. Virada Radical entrou no hall de filmes que foram escritos lá hahaha. 

Então, na minha humilde opinião, esse filme é muito mais do que sua nota mediana em um site de crítica. É uma história sobre a rotina das atletas, as provas e suas regras, o ambiente das competições, sobre encontrar uma forma de conciliar sua vida pessoal e sua carreira. É sobre seguir em frente mesmo com as dificuldades e continuar competindo, mas, acima de tudo, é sobre união. 

Burt e Hailey felizes vendo as provas das outras atletas.

O filme está disponível para compra ou aluguel no YouTube e no Google Play Filmes, então se estão procurando um filme com drama, esporte e comédia, tudo na medida certa, sugiro que dêem uma chance a Virada Radical.

Topo
%d blogueiros gostam disto: