Você consegue imaginar um mundo onde não exista GTA? Ou então a série de jogos dos Pokémon? Certamente o cenário dos videogames não seria o mesmo. Quando paramos para ver grandes franquias ou mesmo jogos únicos que foram lançados e foram bem sucedidos não pensamos que, por muito pouco, aquele game que você passou tantas horas jogando poderia nunca ter saído do papel. Isso acontece mais frequentemente do que a gente pensa e acomete desde pequenas produções até grandes títulos e franquias.

The Last Guardian

Cena do jogo The Last Guardian

Graças ao recebimento super positivo de Shadow of the Colossus e Ico, houve muita expectativa pelo lançamento de The Last Guardian. Mas, o seu desenvolvimento não foi nem um pouco tranquilo. O jogo começou a ser produzido em meados de 2007, tendo como objetivo lançar o título para o PlayStation 3 nos anos seguintes. A verdade, contudo, é que The Last of Guardian passou por diversos problemas no decorrer de sua criação e por conta disso teve seu lançamento adiado diversas vezes. Muitos dentro da produtora pensavam inclusive que o jogo corria o risco de ser cancelado pela Sony, devido às várias oportunidades não aproveitadas e a ameaça de acabar perdendo de vez o timing de lançamento. The Last Guardian foi finalmente lançado em 2016, para o PlayStation 4.

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

imagem de divulgação do jogo Legends of Zelda

Depois de finalizar a criação e o desenvolvimento de The Legend of Zelda: Spirit Tracks, Hiromasa Shikata sugeriu criar A Link Between Worlds. Shigeru Miyamoto gostou bastante da ideia e deu o aval para que a equipe criasse um conceito para o jogo. Porém, algumas semanas depois a maior parte da equipe foi realocada para outros novos projetos, que precisavam de mais mão de obra para serem finalizados dentro do prazo limite e serem lançados para o novo console à época, o Wii U. Somente 18 meses depois, o produtor Eiji Aonuma retornou para o jogo e começou a desenvolvê-lo de fato.

Fallout 3

cena do jogo Fallout 3

A princípio, Fallout 3 estava sendo desenvolvido pela Black Isle Studios, o mesmo estúdio por trás dos títulos anteriores da franquia (Fallout e Fallout 2). Mas o novo jogo demandaria hardwares mais modernos e gráficos 3D. A Interplay Entertainment, responsável por publicar o jogo, decretou falência e diante disso o projeto correu um risco real de ser cancelado. Foi então que a Bethesda surgiu e comprou os direitos da franquia.

No Man’s Sky

imagem de divulgação do jogo No Man's Sky

Pouco tempo depois de anunciar pela primeira vez o jogo No Man’s Sky na VGX Awards em 2013, a Hello Games teve que lidar com um grande contratempo na produção do jogo. Após o rompimento da barragem de um rio, a sede da empresa foi invadida por uma grande inundação que estragou a maioria dos equipamentos. Vários meses de trabalho foram perdidos com a tragédia e não havia previsão, sequer garantia de que os danos seriam cobertos pelo seguro, tendo em vista a localização do prédio da empresa. O fundador da Hello Games, Sean Murray, quase cancelou o jogo para focar em projetos menos ambiciosos e que tivessem um pouco mais de certeza de que trariam lucro para a companhia. Contudo, o desenvolvimento prosseguiu e No Man’s Sky foi lançado em 2016.

GTA

Cena do primeiro jogo da franquia GTA

Quem diria que uma das franquias mais bem sucedidas da história dos games quase não saiu do papel. O primeiro título da franquia foi adiado várias vezes devido ao fato de a equipe de roteiristas e designers não conseguirem definir qual seria o propósito, a direção para onde GTA deveria seguir. Essa questão foi se agravando cada vez mais, levando em consideração a tendência que algumas empresas responsáveis por publicar jogos têm de cancelar o título, devido à perda do “momento certo” para o lançamento. Decisões precisavam ser tomadas e rápido. E assim foi feito. O estúdio insistiu no desenvolvimento de GTA, realizando reuniões extensivas para agilizar o quanto antes todas as pendências criativas que ainda não haviam sido solucionadas.

Pokémon Red e Blue

Tela de início dos jogos Pokémon Red e Blue

Os primeiros jogos de Pokémon foram criados por uma equipe pequena, ao longo de 6 longos anos. Tendo em vista esse tempo tão prolongado de criação, não é muito difícil assumir que a equipe precisou lidar com muitos problemas até que o jogo estivesse finalizado. Problemas mais comuns e cotidianos do que você imagina, como por exemplo computadores superaquecendo e desligando do nada. Todo mundo que já perdeu horas de trabalho com o computador desligando sozinho por estar quente demais consegue ter um mínimo de empatia para entender a frustração dessa equipe. 

O programador Junichi Masuda diz ter ficado feliz por ter conseguido resolver os problemas com os computadores naquela época e que, se ele não tivesse conseguido, é bem provável que Pokémon Red e Blue jamais tivessem sido lançados.

Harvest Moon

Cena do jogo Harvest Moon

O conceito de um simulador de fazenda era algo totalmente novo nos anos 90. Ou seja, o estúdio responsável pelo desenvolvimento de Harvest Moon precisava criar algo do qual eles não tinham nenhum ponto de referência real. O jogo foi adiado diversas vezes, mas as coisas desandaram de vez 6 meses depois que uma versão jogável foi desenvolvida. O estúdio decretou falência, o presidente da empresa desapareceu e várias equipes que faziam parte da criação do jogo se separaram. O criador Yasuhiro Wada considerou seriamente jogar tudo para o alto e procurar um outro trabalho. Dois colegas de equipe convenceram Yasuhiro, que decidiu continuar a trabalhar em Harvest Moon. O jogo foi lançado em 1996.

The Witcher 2: Assassins of Kings

Cena do jogo The Witcher 2

O estúdio CD Projekt se tornou uma das desenvolvedoras mais prestigiadas da era moderna dos videogames, mas quase fechou as portas antes de ter a chance de lançar The Witcher 2 e as suas sequências. A principal preocupação era o custo para pagar a Widescreen Games para fazer a portabilidade de The Witcher 2 para os consoles. O valor continuava a crescer, tendo em vista que a outra desenvolvedora também estava enfrentando problemas. Embora a CD Projekt tenha cancelado o projeto e cortado laços com a Widescreen Games, o dano já havia sido feito. O prejuízo econômico levou à um período delicado nas finanças da empresa, que quase fez com que suas portas fossem fechadas definitivamente. Para conseguir entregar o jogo, a CD Projekt precisou cancelar projetos futuros e cortar alguns conteúdos de The Witcher 2.

007 GoldenEye

Cena do jogo 007

A produção de 007 Golden Eye, que é um dos jogos mais famosos e importantes de todos os tempos, ficou marcada por uma série de atrasos, prazos adiados e todos os tipos de problemas possíveis. Das 10 pessoas por trás da criação do jogo, apenas 8 haviam trabalhado em um jogo de videogame antes. O modo multiplayer foi desenvolvido quase que na sua íntegra por apenas uma pessoa, em segredo, e só foi adicionado ao jogo finalizado depois de uma reconsideração a respeito da funcionalidade.

FIFA

Cena do jogo FIFA

Por incrível que pareça, quando um estúdio de Londres procurou a EA Games nos Estados Unidos para apresentar suas ideias para o jogo FIFA, por pouco a franquia de esportes responsável por um sucesso absoluto recebeu um sinal vermelho para a sua criação. O receio da EA Games era que o futebol pudesse ser um esporte complicado demais para ser retratado em um jogo de videogame e, também, que não fosse interessante o bastante para os norte-americanos, de modo a ser financeiramente bem sucedido. O primeiro jogo FIFA recebeu um orçamento minúsculo para o seu desenvolvimento e a equipe responsável pelo jogo recebia ameaças de cancelamento a todo momento.

Além desses, vários outros títulos muito conhecidos pela comunidade gamer por muito pouco não foram desenvolvidos ou lançados, como Battlefield 1 e Madden NFL. Muita coisa pode acontecer, desde problemas financeiros até desastres naturais. Por isso, dê valor ao seu jogo do coração e agradeça por tudo ter dado certo e ele ter sido lançado. Nos vemos na próxima aventura!

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