Não vai demorar muito mais para que o filme do Sonic finalmente chegue às telas dos cinemas e a mudança no visual do personagem contribuiu bastante para aumentar a expectativa do público. Enquanto esperamos vamos viajar alguns anos para o passado e lembrar um pouco do primeiro jogo, lançado pela Sega. Durante o processo de criação de Sonic muitas coisas foram questionadas, como a cor, que animal ele seria e, inclusive, seu nome. Saiba mais a seguir:

Ouriço ou Coelho?

Personagem Sonic

Hoje em dia é impossível imaginar o Sonic como outro animal que não seja um ouriço. Mas quando estava nos primeiros estágios de sua criação, Sonic seria um coelho e usaria suas orelhas para pegar coisas e lutar. Porém, a Sega chegou à conclusão de que isso deixaria o jogo mais lento do que eles gostariam. 

A partir daí, a companhia começou a cogitar animais que pudessem rolar e usassem seus corpos como arma. As pesquisas e ideias resultaram em duas opções: um ouriço ou um tatu. Por fim, o ouriço acabou sendo a escolha final, apesar dos temores da Sega de que os americanos pudessem não identificar qual animal era aquele.

Pera aí, mas o Sonic não é um porco-espinho?

Muitas pessoas sempre acharam que Sonic fosse um porco-espinho e muitas inclusive não sabiam dizer com certeza se ele era um ouriço ou um porco-espinho. A palavra “hedgehog” quer dizer literalmente “ouriço”. Isso por si só já poria um fim em toda essa dúvida, mas para sanar de vez essa questão, precisamos identificar uma diferença muito importante entre um ouriço e um porco-espinho.

Os espinhos do porco-espinho se desprendem facilmente, ao contrário dos espinhos do ouriço. Ou seja, se o Sonic fosse mesmo um porco-espinho seria mais do que natural que seus ataques envolvessem espinhos sendo arremessados contra os inimigos, coisa que ele não faz. Além disso, o ouriço vira uma bolinha, semelhante à um tatu, exatamente como o Sonic, que fere os inimigos quando em contato com eles. Assim sendo, Sonic é um ouriço.

Say my name

Sonic correndo

Não é nenhuma surpresa que o nome “Sonic” não tenha sido a primeira opção da Sega. Depois de decidir que o protagonista seria um ouriço, o primeiro nome escolhido pela Sega foi “Mr. Needlemouse” (algo como “Sr. Rato Espinhento”). Não precisa ser nenhum especialista em nomenclaturas populares pra saber que trata de uma péssima escolha. 

Eventualmente chegou-se ao nome Sonic, mas Needlemouse chegou a ser usado como nome para um código de um jogo posterior, durante o seu desenvolvimento. Caso esteja se perguntando, foi o jogo Sonic the Hedgehog 4: Episódio 1.

Azul é a cor mais quente

Personagem Sonic

A Sega tinha grandes esperanças de que Sonic tinha força para se tornar um jogo popular e, sabendo disso, detalhes como a cor do personagem eram decisões muito importantes, que poderiam contribuir ou atrapalhar esse potencial que o jogo prometia ter. 

É de conhecimento geral que não existe nenhum ouriço na fauna mundial que seja da cor azul. Confiando que Sonic poderia se tornar o mascote pelo qual a companhia seria reconhecida, nada mais natural que fazê-lo com a mesma cor da logo da empresa. Daí veio o azul. E, vejam só, não é que deu certo?

Por que o Sonic não sabe nadar?

Sonic se afogando
Ouriços sabem nadar, mas o Sonic não

Pode ser que você nunca tenha se questionado isso, até porque não saber nadar nunca foi uma característica que incomodou os gamers. Mas se você pesquisar um pouco mais sobre os ouriços, irá descobrir que eles sabem nadar sim. Ora, pois então por que o Sonic não sabe?

O motivo é bem simples: um dos primeiros programadores do jogo – Yuji Naka – presumiu erroneamente que os ouriços de verdade não sabiam nadar e, assim sendo, replicou a característica em Sonic.

É treta!

Cena de um dos jogos de Sonic

Existe muita competitividade em meio à indústria dos videogames, além do fato de que a criação de um jogo envolve um grande número de pessoas trabalhando em conjunto, com um grande número de ideias diferentes e que chegar à um consenso significa agradar alguns e desagradar a outros. Sabendo disso, não é nenhuma surpresa que existam muitos atritos e discordâncias entre empresas, programadores e demais profissionais envolvidos em um jogo.

Durante o processo de criação e lançamento do primeiro jogo de Sonic, Yuji Naka (olha ele aqui de novo) ficou bem descontente com a Sega. O motivo: a empresa adotou uma postura de extrema resistência no que diz respeito à dar os devidos créditos aos desenvolvedores do jogo pelo trabalho que fizeram. 

A desavença foi tamanha que, após o lançamento do jogo, Yuji Naka cortou laços com a sede da Sega no Japão e se mudou para o ocidente para trabalhar no escritório norte-americano da empresa.

Mensagem secreta

Tela de início do primeiro jogo do Sonic

Mas não é agora que vamos parar de mencionar nosso amigo Yuji Naka. Porque Naka era esperto, Naka era malandro. O desenvolvedor contornou todo o impasse com a Sega e escondeu uma mensagem dentro do jogo. A mensagem exibe todos os nomes dos envolvidos no processo criativo do primeiro jogo de Sonic. A lista aparece em uma tela preta no início do jogo, mas caso você não tenha visto isso não se preocupe. A lista foi impressa em um fundo negro por Naka, de modo que é praticamente impossível visualizar os nomes sem o uso de um cheat code.

O jogo mais rápido

Dois Sonics correndo

Na época em que foi lançado, Sonic era o personagem móvel mais rápidos de todos os videogames. O personagem era capaz de atingir velocidades que nenhum outro jogo era capaz. Nada mais justo, sabendo que Sonic é praticamente sinônimo para velocidade. Mas a verdade é que a Sega foi bem sagaz em ter desenvolvido o personagem com a real característica – até então única – de ser o mais veloz dentre todos os demais. Foi um feito considerado bastante impressionante para a empresa e que contribuiu bastante para tornar o jogo ainda mais atraente e popular.

Sonic é um clássico consolidado, que já vendeu mais de 15 milhões de cópias ao longo dos anos, se consagrando como um verdadeiro sucesso e mascote da Sega. Agora seguimos contando os dias para o lançamento do filme. Nos vemos na próxima aventura.

Topo