O site do aplicativo Manga Rock divulgou nesta semana que vai encerrar as atividades. Os criadores do aplicativo consideram que causaram danos aos artistas de mangás e webcomics.

O aplicativo Manga Rock é um aplicativo pirata de mangás. O leitor pode acessar o conteúdo traduzido de scans ou sites agregadores de mangás de vários países por esse aplicativo pelo celular. No Brasil, o leitor que pode ser acessado pelo aplicativo é o site agregador UnionsMangá

Os criadores do Manga Rock postaram uma explicação em seu site em como eles criaram o aplicativo até seu fechamento e o motivo do porque estão encerrando suas atividades: “Para corrigir os erros, decidimos criar uma plataforma totalmente nova, MR Comics”.

Ainda citam que “imaginam um mundo em que todos os quadrinhos sejam acessíveis para todos e os artistas possam viver seguindo sua paixão, fazendo quadrinhos”. Os criadores falam que querem se tornar legítimos e educar os leitores sobre os danos causados pela pirataria no setor.

A ideia do novo aplicativo MR Comics é ter um catálogo totalmente licenciado, diferente do Manga Rock. Assim, eles procuram criar ferramentas para que os artistas consigam distribuir suas artes e ainda monetizar efetivamente o conteúdo que publicam.

Explicação de como vai funcionar o novo aplicativo MR Comics

Desafios do novo aplicativo legítimo: MR Comics

Logo do aplicativo MR Comics, o novo aplicativo legítimo dos mesmos criadores do aplicativo Manga Rock
Logo do novo aplicativo MR Comics

Primeiramente, o plano original dos criadores era remover todo o conteúdo pirata do Manga Rock até o final de 2019, assim que eles também conseguirem adquirir uma quantidade considerável de conteúdo oficial. Mas enquanto os criadores estão desenvolvendo o novo aplicativo legítimo, eles perceberam que não podiam mais manter o Manga Rock, já que ainda estariam apoiando a pirataria. 

O outro ponto seria o total acordo dos editores de mangás. Não se sabe dizer se uma editora aceitaria ter seus mangás em um aplicativo com outros mangás de outra editora. É importante citar que, a editora Shueisha já tem seu aplicativo de mangás digitais, o MANGA Plus, que foi criado justamente para evitar a pirataria dos mangás da Shounen JUMP.  Assim, torna-se um pouco mais complicado o MR Comics ter os direitos dos mangás da editora. 

Além de que, o site Manga Rock apenas tinha que pagar para obter o domínio do site. Se tornando um aplicativo totalmente legal, MR Comics terá que pensar, além do domínio, em como vão trabalhar com as licenças dos mangás, traduções, edições… 

A pirataria na internet sempre foi presente, mas talvez seja interessante presenciar que novos meios estão surgindo com uma proposta totalmente legítima. Basta agora acompanhar o novo aplicativo MR Comics para ver se eles vão conseguir concluir esse novo feito.

Topo