Hunters | A Caçada foi lançada em 21 de Fevereiro de 2020 pela Amazon Prime. A série conta com nomes de peso como Al Pacino, o nome fala por si só, Logan Lerman (se você ficou traumatizado com Percy Jackson aqui está a redenção do ator) e Dylan Baker, famoso por interpretar o professor Curt Connors em Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3.

A série ambientada nos anos setenta, conta a história de um grupo de caçadores que descobre a existência de milhares de oficiais de alto escalão nazistas espalhados por Nova York.

Além de caçar e matar os nazistas a sangue frio, o grupo luta para frustrar a tentativa de instauração do IV Reich nos Estados Unidos.

Fonte: giphy.com

Caçadores representados pelas minorias atacadas por Hitler

De judeus sobreviventes ao Holocausto até mestres do disfarce, o grupo é composto por homens e mulheres munidos de habilidades singulares e excepcionais para a caçada aos infames nazistas. 

O jovem Jonah Heidelbaum, substituindo sua safta (avó) nos caçadores, tem uma habilidade impressionante em identificar padrões, é um gênio na matemática. Relutante inicialmente para entrar no grupo, mas que ao andar da carruagem torna-se fundamental para a caçada.

Meyer Offerman faz o papel de recrutador dos caçadores. Sobrevivente do holocausto que lidera o grupo e acaba desenvolvendo uma relação mais próxima com Jonah.

Murray e Mindy Markowitz também são um casal sobrevivente do holocausto que entra para o grupo devido a suas habilidades com eletrônica e especialidade em sinais, respectivamente. Ambos sofreram especialmente por terem tido uma perda irreparável nos campos de concentração.

Roxy Jones é especialista em falsificação que se vê dividida entre a caça, a luta dos movimentos antirracistas e os cuidados com a sua filha.

Joe Mizushima é o veterano da Guerra do Vietnã especialista em combate, luta contra a iminente ameaça nazista ao passo que luta com seus próprios demônios ao ter traumas desenvolvidos pela guerra

Irmã Harriet como ex-agente MI6 com diversas habilidades, entre elas a de esconder muito bem seu passado com nacionalidade alemã.

Ted MosbyLonny Flash, ator e especialista em disfarces. Contudo, o que mais enxergamos é o Ted (How I Met Your Mother) usando uma fantasia de tio dos anos setenta, e o único que não se enquadra necessariamente ao subtítulo.

Indo de encontro e ao encontro dos caçadores, temos a agente do FBI Millie Morris, que investiga eventos próximos do grupo, na tentativa de pôr luz no caso dos nazistas infiltrados nos Estados Unidos.

Relação de amor e ódio entre os caçadores

A relação entre os participantes do grupo de caçadores por vezes é caótica, inclusive na relutância à adesão de Jonah ao grupo por ser muito jovem, e principalmente por isso ser exatamente o contrário do que a avó de Jonah gostaria.

Porém, o sincronismo e a devoção  à causa fazem os elos entre eles ficarem mais fortes. Detalhe que fica mais evidente quando o grupo descobre os planos dos nazistas de trazerem à tona o IV Reich.

Uma das coisas mais perturbadoras da série é que, apesar dos personagens principais serem fictícios, várias figuras e eventos mencionados são reais.

Um dos fatos reais mencionados na série é a operação Paperclip, a qual os EUA organizou para que as mentes brilhantes de engenheiros e cientistas nazistas fossem secretamente trazidos à América do Norte. 

O processo se deu através de documentação falsa para que os alemães pudessem se estabelecer e trabalhar para o governo.

Na série, um dos caçadores descobre a presença dos alemães em solo americano e é a partir daí que eles passam a identificar e caçar os alvos.

Foto: Divulgação

Polêmicas envolvendo a veracidade de acontecimentos no Holocausto

Fatos ficcionais performados na série parecem ter incomodado muita gente. O museu de Auschwitz criticou a Amazon “por representar atrocidades ficcionais nos campos de extermínio nazistas, como um jogo de xadrez humano no qual as pessoas são mortas quando uma peça é retirada”, mencionado em reportagem do G1.

De acordo com o museu, tal distorção de realidade é um desrespeito às vítimas que sofreram nos campos de concentração.

Além disso, a Amazon também é criticada por vender livros antissemitas. De acordo com o portal de informação G1, o museu através de uma publicação no Twitter, apresentou uma carta do Fundo Educacional do Holocausto solicitando a retirada de livros infantis antissemitas da plataforma. A Amazon acabou removendo os produtos do site.

Seja como for, Hunters nos envolve na mesma medida que nos choca, e por vezes nos faz questionar a legitimidade dos atos dos protagonistas.

Pois como sempre deixam claro, não se trata de justiça, mas sim de vingança, e que mesmo que merecida, faz pouco da luta de tantos refugiados que batalham dentro da lei para fazer um mundo melhor para seus descendentes.

‘Hunters’: Assista ao trailer
Topo