Um sorriso cativante; um charme inegável; o amigo compreensivo e perfeito que toda mulher sonharia em ter. São algumas características comuns de serem encontradas em homens que vestem a fantasia de “bom moço” para conseguirem o que querem. E o que seria isso? Bem, normalmente é conquistar a donzela em questão. 

Esses são os famigerados “boys lixo”, que aparecem com aquela pinta de cavaleiro da armadura dourada que chegou para salvar sua amada das mãos dos outros garotos, que são inferiores a ele e que não a merecem (com base nas conclusões tiradas por eles mesmos). Os portadores do amor verdadeiro, da devoção inabalável, que farão aquela mulher mais feliz que qualquer outro. 

Homens assim muitas vezes figuram como personagens em séries famosas e amplamente queridas em todo o mundo. Em meio aos altos e baixos de seus relacionamentos, esses indivíduos passam despercebidos por nós, que não paramos para analisar fria e atentamente e observar que por várias vezes eles não agem como os homens ideais que alegam ser. Na maioria das vezes, por trás desses personagens reside muita insegurança, ciúme doentio, egoísmo e obsessão pelo controle da relação. Será que um personagem queridinho por você está nessa lista? Confira.

Seth Cohen (The OC)

Personagem de The OC, Seth Cohen

Cohen tem uma pinta de cara gente boa, inocente e ele realmente tem essas qualidades, mas muitas vezes ele consegue ser um péssimo namorado. Seth passa um bom tempo lamentando o amor não correspondido por Summer, mas quando ela demonstra interesse ele escolhe ficar com outra menina. Seth também age de forma um tanto arrogante quando Summer vai bem no vestibular, mente para ela constantemente, inclusive sobre o fato de estar trabalhando próximo à outra mulher na criação de sua história em quadrinhos. É aquelas, Seth não é dos piores. Na verdade ele tem um bom coração, de fato e ele realmente gosta de Summer. Seu maior problema é ser imaturo e, mediante isso, tomar péssimas decisões.

Leonard Hofstadter (The Big Bang Theory)

Personagem Leonard de The big bang theory

Pegue a primeira temporada de The Big Bang Theory e separe um tempo para assistí-la novamente. Dessa vez, tente ter um olhar um pouco mais crítico em algumas das atitudes que Leonard tem com relação à nova vizinha, Penny. Sheldon avisa Leonard várias vezes que ficar fazendo boas ações e exagerando no papel de “bom moço” não vai fazer com que Penny se apaixone por ele. 

As segundas intenções de Leonard por trás de sua bondade com Penny não demonstra ser motivada pelo interesse em uma amizade verdadeira. Resumindo: Leonard se preocupa em fazer tudo para agradar Penny sob o pretexto único de tentar conquistá-la emocionalmente. As emoções e a vontade dela não são levadas em consideração por Leonard ao assumir essa postura. 

Além disso, Leonard também se esforça para sempre realçar defeitos e fazer piadinhas com os rapazes com quem Penny se relaciona (que inclusive estão longe de serem bons partidos). A persistência de Leonard resulta em um relacionamento entre os dois, relacionamento este que não necessariamente seja dos mais saudáveis, mas vamos falar disso em outra oportunidade.

Dawson Leery (Dawson’s Creek)

Dawson Leery da série Dawson's Creek

Dawson é um caso clássico de situação em que você torce com todas as forças para que o casal “mais provável” não fique junto. O motivo é quase que exclusivamente por causa de Dawson. O protagonista de Dawson’s Creek demonstra ser apaixonado por sua melhor amiga de infância Joey desde a primeira temporada, mas é só surgir uma vizinha bonitona que sua memória parece esquecer um pouco de Joey

Mais adiante, os dois se envolvem em um relacionamento onde Dawson sufoca Joey a todo momento. Os dois terminam e ao descobrir que Joey começou a namorar com Pacey – melhor amigo de Dawson Dawson se torna um cara completamente ciumento e intolerante. Dawson chega a agredir Pacey fisicamente, em meio à uma das várias oportunidades em que os dois acabam trocando farpas devido à postura imatura de Dawson. Por fim, o protagonista rompe laços com Pacey e se afasta drasticamente dele, passando a tê-lo como uma espécie de arqui-inimigo. 

Dean Forester (Gilmore Girls)

Dean Forester de Gilmore Girls

Em Gilmore Girls, Rory e Dean se vêem conectados pelo amor aos livros e à cidade em que vivem. E a princípio Dean parece ser mesmo um rapaz muito gentil. Porém, ao longo da temporada, Dean começa a apresentar características controladoras e um comportamento meio stalker. É então que percebemos que o garoto age como uma pessoa doce e gentil, mas esconde uma personalidade muito insegura e um grande problema com ciúmes. 

Em várias situações, Dean não permite que Rory fale por si só, tirando suas próprias conclusões sobre a garota (conclusões pessoais quase sempre voltadas para o pior cenário em relação a ela). A insegurança de Dean é um traço constante, que aparece até mesmo quando o casal não está mais junto, tendo em vista que Dean faz questão de – sempre que tem a oportunidade – realçar o quão partidão ele é, como é um cara incrível e maravilhoso. Tão bom rapaz que é, mais adiante na série, além de abusar emocionalmente, Dean também trai sua esposa. Partidão, realmente.

George O’Malley (Grey’s Anatomy)

George O'Malley de Grey's Anatomy

A despedida de George O’Malley de Grey’s Anatomy foi uma das mais marcantes em toda a série, isso é fato. No começo, George demonstrava ser um interno meio perdido, mas que tinha bom coração. Ele se vê apaixonado por Meredith desde o começo da série e lamenta várias vezes pelo sentimento não correspondido. Meredith está em um relacionamento com Derek e George sabe disso. Ele age como bom moço, demonstra apoiar o relacionamento dela com Derek, assume a postura de amigo perfeito. Mas quando Meredith demonstra estar extremamente vulnerável, ele não vê problema algum em dormir com ela. 

Quando a protagonista começa a chorar, George demonstra ter um total de zero empatia e, movido exclusivamente pelo ego ferido, vai embora, muda de casa (George era colega de casa de Meredith) e fica sem falar com ela por muito tempo. Como se o exemplo com Meredith já não fosse o bastante para justificar o porquê de George estar nessa lista, é válido também lembrar do relacionamento que ele teve com a ortopedista Callie Torres. Esta que demonstra gostar muito dele e que, em troca, recebe um tratamento frio, distante e indiferente por parte dele. 

Ok, ele pulou na frente de um ônibus pra salvar uma garotinha? Pulou. Mas isso não apaga os erros cometidos com as mulheres que ele dizia amar ou gostar.

Dan Humphrey (Gossip Girl)

Dan da série Gossip Girl

Não é nenhuma surpresa um personagem de Gossip Girl aparecer nessa lista. Afinal, quem não era tóxico em Gossip Girl? Mas Dan aparece aqui porque ele consegue se destacar. Imagine você notar a existência de um rapaz em uma festa, aleatoriamente, e depois disso o cara simplesmente se tornar completamente obcecado por você? Dan Humphrey, senhoras e senhores. Quando Serena e Dan ficam juntos, ele faz questão de agir como se fosse um cara diferente dos outros com quem a garota costumava sair. 

E ele consegue transmitir isso muito bem, é preciso dar o braço a torcer quanto  a isso. Mas conforme a série caminha, Dan começa a mostrar suas características nocivas e manipuladoras. Dan nunca acreditou ou apoiou verdadeiramente Serena, uma vez que ele simplesmente a estava usando como porta de entrada para a vida glamurosa da sociedade em Upper East Side. A cerejinha do bolo vem quando descobrimos que ele era a misteriosa “Gossip Girl” durante todo o tempo.

Ted Mosby (How I Met Your Mother)

Ted Mosby de How i met your mother

How I Met Your Mother consiste, basicamente, em contar a história de como Ted Mosby conheceu sua alma gêmea e mãe de seus filhos. Por mais que a série tente mostrar Ted como um bom rapaz, as atitudes dele com algumas mulheres com quem se relaciona apontam para o contrário. A começar pela constante insistência em tentar se relacionar com Robin, mesmo ela tendo deixado claro que não tinha intenção de se casar e ter filhos (vontades que Ted tinha)

Quando os dois terminam e Robin começa um relacionamento com Barney, Ted faz questão de pontuar em diversas ocasiões que ele se considerava alguém muito melhor que Barney, como se o amor de Robin fosse algum tipo de competição idiota onde “o melhor entre dois homens” mereceria ficar com ela. 

E tiveram também as outras mulheres com quem ele se relacionou. As quais ele traiu, manipulou, pintou e bordou. Agindo como um péssimo exemplar do espécime humano do sexo masculino e justificando que ele era apenas um homem de bom coração, a procura do amor. Me poupe, se poupe, nos poupe.

Ross Geller (Friends)

Ross Geller de Friends

Olha ele aqui. É claro que ele estaria aqui nessa lista. Ross e Rachel são um dos casais mais icônicos das séries de televisão. Isso quer dizer que tinham um relacionamento saudável? Não. Mas, novamente, falaremos disso em uma outra ocasião. Vamos nos concentrar no indivíduo Ross Geller. Ross é apaixonado por Rachel desde a época do colégio e desde aquela época sempre foi veementemente contra todos os caras com quem Rachel se relacionou, ao ponto de fisicamente detestar alguns deles (como o italiano Paolo)

Ross sempre fez questão de comparar os pretendentes de Rachel consigo mesmo, chegando à conclusão de que nenhum deles era bom o suficiente para ela. Ele acreditava nisso porque, pasmem, sob sua concepção, nenhum desses caras era tão bom quanto ele, tão perfeito para a Rachel como ele. Ao mesmo tempo em que se considerava um espécime tão único, Ross sempre falhou em tomar coragem e ter atitude para se declarar, ou sequer chamar Rachel para sair. 

Quando os dois finalmente começam a namorar, Ross demonstra ser um cara descontroladamente ciumento e controlador, incapaz de apoiar Rachel em sua vida profissional. Ross chegava ao ponto de inclusive desmerecer a carreira de Rachel, como se o que ele fizesse fosse mais relevante e importante que o que ela fazia.

A falta de respeito de Ross desconhece limites, ao ponto de, em meio à sua obsessão e necessidade por controle, ele insistir para ir  a uma das palestras de moda que Rachel iria assistir e, depois de ficar competindo pela atenção dela durante a palestra, simplesmente pegar no sono e assinar o atestado de “eu não dou a mínima para a sua carreira, só quero ser o centro das atenções nesse relacionamento”. 

Ross Geller de Friends

E aí, temos a eterna questão “nós estávamos dando um tempo”, onde pouquíssimo tempo depois de Ross e Rachel darem um tempo no relacionamento (no mesmo dia), Ross dorme com outra mulher e, na manhã seguinte, enquanto a moça ainda estava no apartamento dele, recebe Rachel, esconde tudo, aceita reatar o namoro e depois se esforçar para tentar garantir que Rachel não descobriria o que aconteceu através de ninguém.

Também teve a vez em que ele e Rachel se casaram em Vegas enquanto estavam bêbados e ele fingiu ter se divorciado dela mesmo depois de ela ter deixado claro que queria se divorciar e ter confiado que ele faria isso. E todo esse currículo de “boy lixo” foi conquistado por Ross em atitudes com apenas uma mulher. E tem aquela vez que ele falou o nome da mulher errada no altar. Quando ia se casar com a Emily e a chamou de Rachel. Foi massa aquele dia. Partidão esse tal de Ross.

Essa lista poderia facilmente se estender muito mais, mas me limitei a pontuar alguns personagens de séries mais conhecidas, a título de exemplo de como existem muitos “mocinhos” nas séries de TV que nós falhamos em perceber que, na verdade, se tratam de verdadeiros “boys lixo”. Perfeitas mesmo são as mulheres que se envolveram com esses personagens. Exaltemos estas heroínas! Nos vemos na próxima aventura!

Topo